O que o Opera tem de diferente em relação aos outros navegadores? [vídeo]

Imagem de: O que o Opera tem de diferente em relação aos outros navegadores? [vídeo]

O Opera é um navegador não tão utilizado no Brasil quanto o Internet Explorer, Firefox ou Chrome. Mas isso não significa carência de recursos ou instabilidade. Fato é que o Opera foi pioneiro em muitas ferramentas que hoje são comuns em outros navegadores, e também conta com funcionalidades exclusivas.

Neste artigo, vamos mostrar alguns recursos exclusivos, além de funcionalidades comuns em outros navegadores, mas que foram inspiradas pelo Opera. Confira!

Navegação turbinada

Uma vez ativado, o Turbo compacta as páginas da internet através dos servidores do Opera. Com menos dados necessários, o navegador abre tudo muito mais rapidamente. O mais bacana do recurso é que o navegador informa quanto ele foi capaz de reduzir das páginas.

O turbo do Opera é uma excelente maneira de lidar com conexões lentas e páginas muito pesadas. Quem depende de conexão Wi-Fi ou pontos de acesso nem sempre confiáveis tem no turbo uma excelente maneira de melhorar a navegação.

Opera Turbo.

Gestos do mouse

Um dos mais adorados recursos do Opera são os gestos do mouse para executar ações comuns do navegador. O usuário precisa apenas clicar o botão do direito e movimentar o mouse. Ao segurar o botão direito por alguns segundos, o navegador exibe os movimentos possíveis para avançar, voltar e outras funcionalidades.

É o tipo de recurso que pode causar estranheza no início, pois a maior parte dos usuários não está habituada. Mas, com um pouco de prática, a ferramenta torna-se uma companheira indispensável para os usuários navegarem com extrema praticidade.

Gestos do mouse.

Atualmente, outros navegadores oferecem suporte para gestos de mouse, porém somente através de complementos terceiros.

Empilhamento de guias

Guias ou abas, todo navegador moderno tem. O Opera foi o primeiro entre IE, Firefox e Chrome a utilizar a navegação por abas. A diferença do Opera é a possibilidade de “empilhar”, ou seja, arrastar uma guia sobre outra e, assim, criar grupos.

Uma vez agrupadas, elas ocupam menos espaço na barra do navegador, e o usuário pode criar grupos de abas de contexto semelhante. Um grupo de abas pode ser visualizado em prévias, bastando deixar o cursor do mouse sobre ele. Além de prático, o recurso tem impacto visual bastante agradável.

Ampliar

Email e torrent integrados

Dentro do Opera, é possível configurar uma conta de email (do tipo POP ou IMAP) e até mesmo do IRC. O navegador utiliza uma aba como cliente, com tipos de mensagens à esquerda e a visualização delas à direita. Quando chega uma nova mensagem, o navegador exibe uma pequena notificação no canto inferior direito.

O Opera também tem integração com o BitTorrent, um dos clientes mais famosos para fazer downloads via torrent. A integração não poderia ser mais simples: não é necessário configurar nada, basta abrir o arquivo torrent diretamente pelo Opera, que exibe o progresso do download em uma aba.

Ampliar

Seções

Este recurso permite ao usuário salvar várias guias abertas e abri-las posteriormente. Uma aplicação prática para quem preza por organização. O usuário pode, por exemplo, agrupar páginas de trabalho em uma seção, páginas de estudo em outra, sites de redes sociais em outra e abrir somente a seção necessária no momento.

Opera Unite

Este recurso transforma o seu computador em um servidor. Entre outras possibilidades, ele conta com um tocador de mídia, o que permite você acessar do trabalho as músicas que estão em casa, só para citar um exemplo. O mesmo serve para outros tipos de arquivos, e o usuário pode permitir o acesso de outras pessoas para fins de compartilhamento.

Ampliar

O botão “O” que inspirou o Firefox

O visual do Opera chama a atenção logo de cara com botões bem detalhados, cantos arredondados e área bastante grande para a visualização das páginas.

Se você achou que o botão Firefox foi uma grande novidade, saiba que a Mozilla não foi pioneira. A ideia do botão que concatena todas as funções dos menus já era do Opera há algumas gerações, e a Mozilla foi inspirada a criar o botão Firefox a partir da quarta versão do navegador.

Sincronização

O Opera Link sincroniza marcadores (inclusive barra de marcadores), histórico, discagem rápida, notas, mecanismos de pesquisa e regras do bloqueador de conteúdo. Pode parecer que são muitos dados, mas o usuário é quem define o que, dentre essas opções, deve ser salvo.

O Opera Link funciona através de uma conta com nome de usuário e senha, e o serviço tem uma página especial em que o usuário configura toda a sincronização em detalhes. A vantagem deste serviço é a possibilidade de usá-lo em diferentes instalações do Opera. Mesmo que você use versões diferentes em computadores diferentes, os dados não se perdem.

Sincronização nativa também é possível no Firefox 4 e no Chrome. No Internet Explorer, somente por meio de complementos.

Preenchimento de formulários

O Opera preenche automaticamente formulários que pedem informações pessoais. Basta acessar as configurações e deixar já preenchidos campos como “Nome”, “Sobrenome”, “E-mail”. Assim que acessar algum site que exija essas informações, o campo é preenchido automaticamente.

Preenchimento de formulários.

Widgets

Além das extensões, o Opera conta com o “Widgets”, que são ferramentas mais elaboradas do que complementos e funcionam como um aplicativo à parte dentro do navegador. Mas isso não significa que dependam do navegador. Pelo contrário, widgets são independentes e continuam a funcionar mesmo com o browser fechado.

Os widgets variam desde clientes para redes sociais até jogos e utilitários para baixar vídeos.

Busca diferenciada

Todos os navegadores mais populares da atualidade usam a barra de endereço para fazer buscas na internet. A diferença do Opera é a possibilidade de fazer buscas específicas através de simples códigos. Por exemplo, ao buscar “g Baixaki”, o mecanismo utilizado será o Google; já ao digitar “b Baixaki”, o mecanismo será o Bing. Essas são configurações padrão, as quais o usuário pode configurar, por exemplo, determinando a letra “t” para buscar em algum site de torrents.

Lembrar formulários

Este não é exatamente um recurso, mas é um pró que pode salvar a vida de muitos usuários. Digamos que você preencheu um formulário enorme ou escreveu um texto enorme em um campo, avançou para a próxima página e então se lembra de que precisa corrigir algo. Ao voltar à página com o Opera, o texto estará lá. Em outros navegadores, é necessário ativar o modo off-line para conseguir.

.....

Esses foram alguns destaques pioneiros e/ou únicos do Opera. Se você gostou do que viu, não deixe de fazer o download e conferir tudo na prática. Até nossas próximas dicas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.