Notebook da Toshiba exibe imagens 2D e 3D ao mesmo tempo

Imagem de: Notebook da Toshiba exibe imagens 2D e 3D ao mesmo tempo

Ampliar (Fonte da imagem: Divulgação / Toshiba)

A Toshiba surpreendeu o mercado tecnológico ao anunciar o lançamento de um notebook que permite a exibição de imagens 2D e 3D ao mesmo tempo. E as novidades não param por aí: o Qosmio T851 também dispensa o uso de óculos para a exibição de conteúdo em três dimensões e possui conversão em tempo real de imagens bidimensionais para tridimensionais.

Isso significa que o usuário poderá assistir a filmes ou visualizar conteúdo em 3D ao mesmo tempo em que lê emails ou navega na internet sem que seja necessário tirar e colocar os óculos sempre que alternar entre uma atividade e outra.

As tecnologias envolvidas

O Qosmio T851 permite a visualização de imagens 3D sem óculos graças à tecnologia conhecida como Parallax, que gera imagens separadas para o olho esquerdo e o direito. Ou seja, cada um enxerga o conteúdo da tela como um todo, diferente do que acontece nas tecnologias 3D dos cinemas, por exemplo.

Para garantir que cada olho receba imagens “diferentes”, o notebook se utiliza de uma câmera e de um software, o Face-tracking, para fazer o reconhecimento facial e localizar a exata posição do globo ocular. O Active Lens, em conjunto com um painel de LED, é o responsável pela polarização da luz enviada para a tela, o que garante a entrega de duas imagens separadas, uma para cada olho.

Um processador dedicado ao processamento de imagens, o SpursEngine, torna possível a conversão em tempo real de imagens em 2D para 3D. Enquanto isso, a tecnologia 3D Window, que permite visualizar imagens em duas e três dimensões ao mesmo tempo, é realizada pelo Active Lens e o painel de LED.

Quando o Active Lens está desativado, o painel de LED exibe imagens bidimensionais; com ele ativado, as imagens 3D são exibidas. Essa tecnologia pode ser ligada e desligada de maneira extremamente rápida e localmente, o que significa que cada parte do painel de LED é independente e pode exibir conteúdo 3D e 2D.

Isso torna possível a exibição de imagens em ambas as dimensões em uma mesma tela, pois cada parte é tratada de maneira distinta.

Para quando?

Segundo a Toshiba, o notebook deve aparecer no mercado japonês ainda este ano, mais precisamente em junho. Não foram divulgados planos para o lançamento e comercialização do produto em outros países, mas não deve levar muito tempo para que o Qosmio T851 ganhe o mundo. Os valores do notebook e demais configurações não foram informados.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.