Como usar os controles do Xbox 360 e PlayStation 3 no PC [vídeo]

Imagem de: Como usar os controles do Xbox 360 e PlayStation 3 no PC [vídeo]

Jogar no PC pode ser uma experiência bem diferente do que jogar em um PlayStation 3 ou Xbox 360. Além da diferença nos gráficos, que, dependendo da configuração de sua máquina, podem ser extremamente superiores ou terrivelmente inferiores aos consoles da atual geração, o gamer que optar por esta plataforma também terá em suas mãos uma jogabilidade bem distinta. O motivo? Os controles, é claro.

O bom e velho combo formado pelo teclado e mouse se diferencia bastante dos tradicionais joysticks que encontramos nos consoles desde a época do Nintendo 8-bits. Uma das diferenças mais perceptíveis dos controles no PC e nos ideo games da atual geração é o direcional analógico, o qual só pode ser encontrado em plataformas da Sony, Microsoft e Nintendo.

Mesmo que, aparentemente, os controles tradicionais ofereçam uma experiência mais adequada ao público gamer, há muitas coisas que somente um teclado e um mouse conseguem fazer. Jogar um game de estratégia, por exemplo, exige vários comandos em pouco tempo. Sendo assim, a grande maioria prefere desfrutar de um RTS nos PCs — o que explica a exclusividade de grande maioria deles. Há também quem diga que um FPS só é aproveitado totalmente quando um mouse comanda a mira.

Mas, definitivamente, alguns jogos parecem ter sido feitos especialmente para os controles com dois direcionais analógicos. Exemplos? Batman: Arkham Asylum pode ser um deles, já que sua ação não exige tanta precisão com a mira — uma das principais reclamações de prefere o mouse — e seu esquema de exploração funciona perfeitamente com os dois manípulos.

E, então, o que fazer quando temos um jogo para PC que parece ter sido feito para os video games? A solução pode ser muito mais simples do que você imagina. Basta utilizar um controle, oras!

Atualmente, temos diversas opções de joysticks para PC no mercado, mas, infelizmente, nem todos eles oferecem uma qualidade equivalente aos controles do PlayStation 3 ou do Xbox 360, por exemplo. Então, o que eu faço, Baixaki Jogos? Quem já tem um PS3 ou um X360 pode simplesmente seguir nosso tutorial que ensina como conectar um DualShock 3 ou um controle da Microsoft no PC.

Mas, pera lá, se eu tenho um PS3 ou um X360, por que deveria jogar no PC? Além de conter alguns poucos jogos exclusivos, o PC também é presenteado com incríveis descontos da loja online Steam, que sempre oferece preços extremamente vantajosos, principalmente para quem mora no Brasil. O próprio Batman: Arkham Asylum já foi vendido por menos de R$ 50,00 no sistema de distribuição da Valve.

Empolgou-se? Então pegue seu DualShock 3 ou seu controle do Xbox 360 e siga nosso tutorial para aproveitar o máximo que seu PC tem a oferecer com uma jogabilidade que não deve nada para os video games!

O que funciona e o que não funciona?

Drivers oficiais e não oficiais

Atualmente, não é um exagero dizer que as melhores opções para joysticks compatíveis com o PC vêm, curiosamente, de dois video games: o PlayStation 3 e o Xbox 360. Entretanto, ao contrário do que muitos imaginam, não basta apenas plugar os controles e sair jogando. Existem algumas restrições, mas que podem ser supridas com alguns drivers e instruções.

No caso do Xbox 360, tudo é bem mais simples — afinal, estamos falando da Microsoft, a “dona” dos PCs, não é mesmo? Isso acontece porque a própria responsável pelo console tornou o famoso joystick branco compatível com o PC. Você pode até encontrá-lo por aí sendo vendido como um autêntico “Controle do Xbox 360 para PC”, com embalagem diferenciada e tudo mais. Mesmo assim, vale a pena ficar atento a alguns detalhes que podem impedir seu funcionamento.

Já no PlayStation 3, o esquema é um pouco mais complicado. Infelizmente, a Sony não oferece, oficialmente, suporte para PC com DualShock 3 ou o antigo SixAxis. Mas, graças à boa vontade de vários usuários, você pode baixar drivers e fazê-lo funcionar quase que perfeitamente.

Como este é o caso mais complicado, seu tutorial é um pouco maior. Mas, não se assuste, pois nós garantimos que realmente vale a pena! Vamos lá.

Choque duplo no PC

Configurando seu joystick do PS3

É possível utilizar seu controle do PlayStation 3 no PC de várias maneiras distintas, já que temos vários drivers diferentes espalhados por aí. Mas, a opção mais robusta é a MotioninJoy. É ela que oferece a maior compatibilidade, habilitando recursos como vibração, acelerômetros e até Bluetooth. Além disso, o programa faz com que seu controle funcione em qualquer versão do Windows.

Sua instalação, em contraparte, é um pouco mais complexa. Mas não tenha medo, pois estamos aqui justamente para ajudá-lo.

Baixando e instalando os drivers

Encontrar os drivers que permitem o uso do DualShock 3 ou do SixAxis no PC é uma tarefa fácil. Basta acessar a página do MotioninJoy no Baixaki e escolher a opção adequada ao seu sistema — 32 ou 64 bits. A versão atual, 6.0001, apresenta diversas novidades em relação aos antecessores.

Uma vez baixado, tudo que você tem de fazer é clicar no link para iniciar o setup de instalação. Depois de concluir a instalação automática, você pode adicionar atalhos na área de trabalho para facilitar o acesso.

Em suma, a instalação da versão mais recente é bem tranquila, já que ela dispensa o acesso ao DOS, como ocorria anteriormente, e a necessidade de estar sempre conectado à internet para jogar. Além disso, um problema que impedia o funcionamento no Windows Vista e Seven sem o download de outro driver também foi corrigido.

Configurando o MotioninJoy

Felizmente, configurar o programa também é fácil. Tudo que você tem de fazer é iniciar o DS3 Tool, nome do atalho que abre o programa, e acompanhar os passos a seguir.

Após iniciar o aplicativo, conecte o controle na porta USB de seu PC por meio de um cabo com saída mini-B — o mesmo que você utiliza para ligar seu DualShock 3 no PlayStation 3. Depois disso, aguarde até que o Windows reconheça o joystick.

Acesse a opção Gestão de Drivers e então clique na opção disponível e, em seguida, em Load. Você também pode optar por uma conexão Bluetooth, selecionando Emparelhamento Bluetooth.

Feito isso, reinicie o PC.

Uma vez com seu computador iniciado, abra novamente o MotioninJoy e verifique se o DualShock 3 é reconhecido como controle de jogo conectado. Se as luzes centrais não estiverem piscando, é um sinal de que ele provavelmente está funcionado.

É possível testar a vibração do joystick no próprio MotioninJoy. Para isso, basta clicar em Teste de Vibração, que fará seu controle tremer se estiver funcionando corretamente. Além disso, o jogador pode optar por várias configurações de controle diferente, usando apenas o direcional digital, o analógico e os gatilhos. Você pode até emular o DualShock 3 como um controle do Xbox 360 para que ele funcione em games que são compatíveis somente com o periférico da Microsoft.

Jogando como no Xbox 360

Configurando o joystick da Microsoft

Utilizar o controle do Xbox 360 no PC é muito simples. Quem possui um controle com fio só precisa conectá-lo à máquina e o joystick já está pronto para ser usado. Já aqueles que possuem a versão sem fio devem utilizar o receptor wireless da Microsoft, vendido separadamente.

Um detalhe importante: mesmo que você tenha o kit Play and Charge do Xbox 360, que traz uma bateria recarregável e um cabo USB, o PC não reconhecerá o joystick como controlador quando você conectá-lo. Isso ocorre porque o cabo transfere somente energia e não dados.

Configurando o receptor wireless

Aqui não tem muito segredo. Basta conectar o adaptador e esperar até que o Windows baixe automaticamente os drivers. Depois disso, tudo que você tem de fazer é sincronizar o controle com o periférico, assim como acontece no Xbox 360. Para isso, pressione o único botão do adaptador e o botão branco da parte superior do joystick, aguardando até que o processo seja completado.

Pronto, seu controle já está funcionando 100%!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.