Software fica com um terço de receitas e serviços de TI no país

Imagem de: Software fica com um terço de receitas e serviços de TI no país

Reuters - O setor de produção de software foi responsável por mais de um terço das receitas com serviços de tecnologia da informação do país em 2009, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que avalia a indústria pela primeira vez.

Segundo o levantamento, que ouviu 2.008 empresas de serviços de TI no país com 20 ou mais empregados, a receita bruta de serviços de TI em 2009 totalizou 39,4 bilhões de reais.

A produção de software (customizável, não customizável, sob encomenda e embarcado) foi responsável por 13 bilhões de reais. A cifra equivale a 33,1 por cento da receita de serviços de TI em 2009 e é "três vezes maior que a receita de representação e/ou licenciamento de uso de software produzido no exterior", de 4,4 bilhões de reais.

Das empresas pesquisadas, 11,1 por cento tinham faturamento superior a 30 milhões de reais e foram responsáveis pela geração de 75,6 por cento da receita total.

Já a exportação de serviços de TI contabilizou receita de 2,1 bilhões de reais, correspondentes a 5,4 por cento do total do faturamento das empresas pesquisadas. Para o IBGE, este valor é "considerado pequeno se comparado com os grandes exportadores, como índia, Alemanha e Estados Unidos".

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.