Lasers em miniatura podem inaugurar nova era na internet

Imagem de: Lasers em miniatura podem inaugurar nova era na internet

Diodos de laser pode representar o início de uma nova na internet

Fonte da imagem: University of Central Florida

Diodos de laser em miniatura podem servir como a porta de entrada para uma nova era na internet. Essa é a tese defendida pelo pesquisador Dennis Deppe, da University of Central Florida, nos Estados Unidos.

Deppe está à frente de um grupo de pesquisa responsável pela descoberta de uma tecnologia que permite emitir luzes mais intensas do que as usadas atualmente. A técnica seria ideal para utilização em players de DVD, apontadores laser e mouses óticos, além de transmissões de dados em alta velocidade.

Até agora, o maior desafio encontrado pelos pesquisadores era como fazer com que dispositivos cada vez mais finos pudessem ler um número maior de dados. O estresse causado no processo poderia facilmente quebrá-los ao meio, por exemplo.

Contudo, segundo o pesquisador, se incorporarmos diodos de laser dentro dos cabos condutores, poderemos ampliar as possibilidades de transmissão, movendo-os a grandes distâncias quase instantaneamente. Utilizando a mesma técnica em relógios óticos, a precisão de um GPS também pode ser aumentada.

“Na velocidade com que as coisas estão se movendo no mundo da tecnologia, eu não estranharia se em cinco anos os usuários fossem às lojas e pudessem optar entre um cabo normal e um cabo com diodos de laser”, explica Deppe.

Entretanto, ainda há um desafio a ser superado pela equipe de desenvolvimento: a voltagem necessária para que eles funcionem corretamente precisa ser aprimorada. A descoberta é resultado do trabalho de 21 anos de pesquisas de Deppe na área de lasers semicondutores.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.