YouTube: como enviar vídeos mais rápido

Imagem de: YouTube: como enviar vídeos mais rápido

Segundo estatísticas do próprio YouTube, a cada minuto cerca de 24 horas de vídeos são enviados para o site. Imaginando uma média de 4 minutos por vídeo, pode-se estabelecer uma média de 6 vídeos por segundo entrando no ar. Por aí fica fácil entender que é impossível assistir a todo o conteúdo do site em uma vida.

Maior portal de vídeos do mundo

Se você já tentou enviar um vídeo para o YouTube, deve saber que o processo ocorre em duas etapas: a primeira é a de envio de arquivo, e a segunda, que ocorre quase simultaneamente, é a de processamento. Enquanto essas duas etapas correm, você pode preencher as informações sobre o vídeo, como descrição, tags e opções de privacidade.

Apesar de todos esses uploads diários, o que poucas pessoas sabem é que é possível reduzir drasticamente o tempo de espera tanto do envio quanto do processamento, executando algumas conversões bastante simples no arquivo, antes de enviá-lo. O objetivo deste artigo é ensinar você a diminuir o tamanho do seu vídeo, sem reduzir sua qualidade.

O HandBrake

O programa usado no nosso tutorial será o HandBrake, já testado e analisado pela equipe do Baixaki. O software conta com alto índice de aprovação dos usuários e recentemente ganhou uma nova versão com suporte para Blu-ray. Caso você não o conheça, aproveite para ler sua descrição.

Convertendo o vídeo

A interface do HandBrake pode ser um tanto confusa, mas isso é porque ela traz muitas opções. As dicas a seguir têm o intuito de explicar sem inequívocos onde estão as configurações com as quais você vai precisar lidar. Primeiramente, clique em “Tools” na parte superior em seguida em “Options”.

Selecione o local de destino

Como mostra a imagem acima, na aba “General”, clique em Browse para selecionar o local de criação das conversões. Isso deve ser feito antes de qualquer outra coisa, pois de outra forma o programa não permite que qualquer arquivo seja adicionado.

Agora, clique em Source > Video File para adicionar o arquivo de vídeo desejado. Para conferir a lista de arquivos compatíveis com o HandBrake, acesse a análise que o Baixaki preparou. Em seguida, na coluna mais à direita da interface, selecione a opção ”Universal”, dentro da guia “Apple”.

Universal

Na parte central da interface, procure a caixa “Anamorphic” e selecione a opção “None”. Essa opção visa a evitar que o vídeo sofra alterações em suas dimensões e consequentemente em sua resolução.

Anamorphic: None

Siga para a aba “Video” e marque a opção “Avg Bitrate”. Na caixa ao lado, escreva “2000”. Isso garante uma qualidade alta para o seu vídeo. Ainda nesta aba, marque a checkbox “2-Pass Encoding”.

Aba Video

Siga para a guia “Audio” e no campo “Audio Codec” selecione a opção “AAC”. No campo “Mixdown” troque para “Estereo” e finalmente em “Samplerate” marque a opção 44.1 Khz. Se na lista de faixas houver um segundo item, clique sobre ele e em “Remove”.

Aba de Audio

Clique na opção “Browse” para dar um nome ao arquivo de saída e, na parte superior da interface, selecione a opção “Add to Queue”. Na janela que se abre, clique em “Encode” para dar início ao processo. Espere até que o arquivo seja criado e teste-o, para saber se não houve algum erro. Caso haja, repita o processo.

Postagem e resultados

Caso você não saiba, para postar vídeos é necessário ter uma conta no site. Você pode criar uma facilmente clicando aqui. Em seguida, procure a seção de vídeos e clique em “Enviar vídeos”. O próximo passo é arrastar o arquivo desejado sobre a área indicada e esperar.

Upload no YouTube

O Baixaki testou o procedimento acima com um vídeo no formato AVI de 584 Mb. O tempo de envio foi de aproximadamente 9 minutos e 20 segundos e o tempo de processamento de 13 minutos e 22 segundos. Após a conversão o vídeo passou a ter 11,5 Mb e demorou apenas 10 segundos para ser enviado e pouco mais de 1 minuto para ser processado.

A redução foi de aproximadamente 98% no tempo de envio e de quase 93% no de processamento. É claro que há vários outros fatores que influenciam, como velocidade da conexão, processos sendo executados ao mesmo tempo etc. Mas uma melhora tão expressiva não pode ser coincidência.

.....

Se você gosta de enviar vídeos para YouTube, não deixe de testar este tutorial, e aproveite para deixar seu comentário no espaço abaixo. Se tudo der certo, recomende-o para os seus amigos. Esperamos ansiosos para ouvir os seus resultados.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.