10 produtos do Google Labs que têm chance de evoluir

Imagem de: 10 produtos do Google Labs que têm chance de evoluir

O Google Labs, como o nome indica, é a “página-laboratório” da Google. Nela, a empresa apresenta os projetos desenvolvidos por seus engenheiros durante a cota de 20% do tempo de trabalho que é disponibilizada para a criação de novos produtos.

Muitos destes projetos acabam apenas na imaginação de seus criadores, porém, alguns deles se tornam produtos importantes na cartela da Google, como é o caso do Google Docs, que se mostrou ao mundo no próprio Google Labs.

Pensando nestes potenciais que acabam ocultos em meio a tantas pesquisas, o Baixaki preparou esta lista de novidades que valem ser acompanhadas de perto. Pronto para ver as melhores inovações da Google?

.....

1 - Google Scribe

Se você está acostumado com o sistema T9 de seu celular, provavelmente vai se apaixonar pelo Google Scribe. O sistema é ideal para os apressadinhos que não tem uma digitação tão rápida e precisa.

O aplicativo vai muito além da adivinhação de palavras ao digitar: o Google Scribe é totalmente capaz de prever qualquer formação possível para a sua frase. Por exemplo, se você digitar “Olá!” o Scribe sugere a palavra “meu” e, caso você concorde, possivelmente o aplicativo deve sugerir em seguida os complementos “nome é”, formando a frase de apresentação, “Olá! Meu nome é...”.

Uma das aplicações possíveis para o sistema é a utilização no próprio Android, facilitando a digitação em aparelhos mobile. Por enquanto, o Scribe está disponível apenas em inglês e espanhol, mas se a Google decidir investir na ferramenta, ela deve ser traduzida para diversas línguas, inclusive o português.

2 - Apps Search


Este é mais um dos projetos pode ganhar destaque em meio aos produtos da Google. Mesmo sendo uma simples ferramenta de busca, sua utilidade pode ser grande para aqueles que utilizam diversos serviços da empresa. Ele permite realizar pesquisas no Gmail e Google Docs em uma caixa de buscas unificada.

3 - YouTube em HTML5


Atualmente, um dos destaques do Google Labs é o projeto de transformação do YouTube utilizando a linguagem HTML5. Desta forma, a rede de vídeos fica mais rápida e leve para acessar. Atualmente, a linguagem utilizada para os players de vídeos é a programação em Flash.

4 - Body Browser

Se a Google fez muito sucesso com o Google Earth, é muito provável que deseje investir também no Body Browser. Desenvolvido pela mesma equipe do software que explora a superfície da Terra, este aplicativo foi feito para ajudar os usuários a conhecerem melhor o corpo humano.

Logo que abrir a página, um modelo extremamente detalhado, feito em 3D, aparece. Por meio do menu lateral, é possível navegar pelo corpo e determinar as camadas que deseja visualizar, entre pele, órgãos, ossos, veias e membros. Se desejar, ainda é possível realizar uma busca por determinado órgão e, instantaneamente, ele é localizado no boneco.

O projeto pode evoluir para um aplicativo essencial em aulas de ciência ou até mesmo para cursos de medicina e uma das vantagens apresentadas pelos desenvolvedores é que o produto não precisa de qualquer tipo de plugin para ser visualizado. Por enquanto, o único modelo disponível é de um corpo feminino.

5 - Aardvark

O Aardvark é uma forma mais “social” de fazer pesquisas. Com ele, é possível fazer qualquer tipo de pergunta, para que seja respondida por uma pessoa em qualquer parte do mundo. O serviço foi comprado pela Google no ano passado e, desde então, não apresentou nenhuma melhoria, mas é visto pela equipe da empresa como um produto de grande potencial.

6 - YouTube Leanback

O YouTube Leanback é um aplicativo desenvolvido especialmente para a Google TV ou para rodar em qualquer grande tela ligada em um computador. A vantagem deste player de vídeos do YouTube é que ele não necessita de qualquer tipo de interação para funcionar.

Assim que é aberto, ele passa a carregar automaticamente os vídeos mais recentes dos canais em que você está inscrito. Caso deseje, você pode também realizar buscas ou assistir aos conteúdos em destaque na rede.

7 -  Gentle Reminders

Gentle Reminders é uma ferramenta que não traz nenhuma grande inovação, porém, ela substitui as notificações do Google Calendar que muitas vezes são consideradas irritantes pelos usuários. Os desenvolvedores prometem que esta pode ser uma forma mais “gentil” de abordá-lo, lembrando-o de seus compromissos.

8 - Public Data Explorer

Este é um sistema capaz de trazer dados atuais a respeito de vários assuntos de interesse social e político. Com o Public Data Explorer, é possível fazer gráficos comparando o desemprego em diversos países, por exemplo.

Assim é possível compreender informações de uma forma mais simples, visualmente. Alguns entusiastas acreditam que o projeto pode evoluir inclusive para se integrar às buscas no Google.

9 - Google Books Ngram Viewer


Aqui, você pode conferir mais uma evolução do sistema de buscas do gigante da internet. Neste aplicativo, é possível pesquisar a respeito de qualquer termo utilizado em livros publicados desde o ano de 1800. É possível ainda traçar um gráfico comparando a evolução de palavras-chave ao longo dos anos.

10 - Google Reader Play


Este aplicativo traz uma nova maneira de ler feeds: com uma interface bastante moderna, o Google Reader Play possibilita visualizar os assuntos mais relevantes para você em um sistema similar a uma galeria de imagens.

.....

E você, apostaria em alguma novidade do Google Labs para este ano? Deixe seu comentário!

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.