Dell lança notebook com Ubuntu

Imagem de: Dell lança notebook com Ubuntu

Dell Inspiron 14 agora tem opção com Ubuntu Linux de fábrica

Fonte da imagem: Dell / Divulgação

O crescimento do Linux como opção viável a sistemas operacionais pagos teve mais um avanço com o anúncio da Dell, uma das principais fabricantes de computadores no mundo, de que vai passar a vender um de seus notebooks mais populares – o Inspiron 14 – com o Ubuntu pré-instalado e preços a partir de R$1.150.

A união entre Dell e Ubuntu não é nova, uma vez que linhas corporativas como a OptiPlex e Latitude já apresentam a distribuição Linux como opção de sistema operacional. A grande novidade, entretanto, é o foco de consumidor final da linha Inspiron. Pela primeira vez a fabricante oferece o sistema de código livre para o mercado varejista.

Os notebooks Inspiron 14 com Ubuntu são equipados com processadores Intel Celeron ou Pentium Dual Core, memória RAM entre 2 e 4 GB, disco rígido SATA de 320 GB, vídeo integrado Intel GM45, gravador de DVD e bateria de seis células.

Ubuntu Linux passa a integrar linha de notebooks para uso pessoal da Dell

Fonte da imagem: Canonical

A versão do Ubuntu instalada pela Dell no Inspiron 14 é a 9.10 Karmic Koala, mas a atualização para a distribuição mais recente – 10.10 Maverick Meerkat – pode ser feita rapidamente logo na primeira inicialização do notebook. Vale lembrar, entretanto, que o acordo de licença e garantia da Dell não prevê sistemas operacionais não instalados pela fabricante.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.