Os famosos “olhos de ressaca” de Capitu ganharão um rosto definitivo. Um, não: dois. As belas Letícia Persiles e Maria Fernanda Cândido viverão a mais famosa personagem da literatura brasileira em Capitu, que estréia na terça-feira, dia 9.

Com o centenário de morte de Machado de Assis, um dos maiores escritores brasileiros, o diretor Luiz Fernando Carvalho decidiu homenagear o romancista na segunda produção do projeto “Quadrante”. O projeto foi criado com a intenção de aproximar o público e os clássicos da literatura nacional por meio de adaptações para a TV. A primeira obra a ser transformada em série foi “Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna, que foi ao ar no ano passado. Agora é a vez de Dom Casmurro.


Maria Fernanda Cândido (Capitu) e Michel Melamed (Bento Santiago)


Fiel à história criada por Machado de Assis, Capitu é dividida em duas fases: a primeira mostra a infância e adolescência do narrador, Bentinho, e o início do seu relacionamento com Capitu — interrompido pela promessa de D. Glória, mãe de Bentinho, de mandar o filho para um seminário. Na segunda fase, a série apresenta o retorno de Bento Santiago ao Brasil, o casamento com Capitu e o ciúme que sentia de sua esposa e seu melhor amigo, Escobar.

A maior questão da obra — afinal de contas, Capitu traiu ou não Bento? — não é resolvida na série. “Nessa releitura, tentamos tirar o julgamento. Se Machado deixou em aberto, por que a gente vai resolver? Capitu é um mistério”, explica Letícia Persiles, intérprete de Capitu na primeira fase. A bela atriz — a “Angelina Jolie brasileira”, segundo Luiz Fernando Carvalho — chamou a atenção do diretor em uma reportagem sobre a banda dela, Manacá, que mistura rock com elementos regionais.


Letícia Persiles, a “Angelina Jolie brasileira”


Outro estreante é Michel Melamed, que interpreta Bentinho. Mas por “estreante” não se deve entender “novato”: Melamed é velho conhecido dos palcos, tendo atuado como diretor, autor e ator. Além disso, ele é escritor e também apresentador, criador, roteirista e diretor de diversos programas. Atualmente, ele está a frente do Recorte Cultura (que ele mesmo criou para a TVE do Rio de Janeiro) e do quadro Lembranças do Brasil (GNT).


Michel Melamed caracterizado como o perturbado Bentinho


A série conta com tons de surrealismo e muito rock'n'roll para criar a atmosfera perfeita para recontar a história deste (suposto) triângulo amoroso. Confira o teaser: