Surgem novas opções para o Google Docs e Sites. Saiba mais!

Imagem de: Surgem novas opções para o Google Docs e Sites. Saiba mais!

Google

A equipe do Google nunca para de aprimorar os seus produtos e pequenas atualizações são vistas todos os dias por quem usa os seus serviços. A novidade de hoje apareceu no blog oficial do Google Docs e traz um novo recurso para essa ferramenta e mais duas novas funções disponíveis para o Google Sites.

Google Docs

O que muda para o compartilhador de documentos do Google é que agora é possível guardar um histórico de versões de um mesmo arquivo de maneira automática. Quem usa o Docs sabe que, antes da mudança, cada vez que um documento precisava ser atualizado era preciso fazer o upload da nova versão em uma nova URL, compartilhá-lo novamente e guardá-lo na pasta certa.

Versões de um mesmo arquivo no Google Docs

Fonte: Divulgação/Google

Agora, basta clicar em “Adicionar ou gerenciar versões” (Add or manage versions) para ter acesso a um menu que permite que em uma mesma URL sejam adicionadas diversas versões de um mesmo documento sem que seja preciso compartilhá-lo novamente. É possível também excluir arquivos antigos, se desejar.

Google Sites

Um recurso amplamente usado na internet está agora disponível para os donos de sites hospedados no Google Sites, a barra de navegação horizontal, com caixas de menus que aparecem ao passar o mouse sobre um link na área, conforme a figura:

Caixas de menu

Fonte: Divulgação/Google

Para adicionar o recurso, estando na página inicial basta clicar em “Mais ações” (More actions) e então selecionar “Administrar site” (Manage site). No menu lateral, é preciso clicar em “Layout da página” (Site Layout) para configurar a aparência do site.

A outra novidade do Google Sites traz uma nova opção de compartilhamento da página. Agora é possível escolher deixar o site público, porém sem aparecer nas pesquisas feitas usando alguma ferramenta de buscas como o Google ou Bing. Essa função já existe em outros serviços do Google, como o Youtube.

Opções de compartilhamento de página

Fonte: Divulgação/Google

As possibilidades antes da mudança eram deixar o site público (qualquer pessoa pode ver) ou privado (apenas convidados com login e senha acessam a página). Agora, a opção “Qualquer pessoa com o link” (Anyone with the link) permite que qualquer pessoa acesse a página, porém ao pesquisar sobre a mesma em qualquer ferramenta de buscas, nenhum resultado será mostrado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.