Como habilitar o Google Instant no Chrome para funcionar a partir da Barra de endereços

Imagem de: Como habilitar o Google Instant no Chrome para funcionar a partir da Barra de endereços

A Google estreou na semana passada seu mecanismo de busca instantânea em sua famosa página de buscas. Com ele, o resultado das pesquisas é exibido na página enquanto você digita as palavras-chave desejadas no campo, à medida que ele encontra correspondentes na internet. Por enquanto, a funcionalidade ainda está em fase de testes e é preciso acessar a página do serviço para habilitá-lo.

Entretanto, a Google pretende futuramente integrar tal função em seu navegador, o Chrome em conjunto com a Omnibox. Para quem não é familiarizado com o termo, a Omnibox é a Barra de endereços do Chrome, que possui a função já implementada de sugerir endereços à medida que o usuário digita algo.

A ideia é que você possa digitar as palavras-chave para sua busca diretamente na Barra de endereços do Chrome e ela automaticamente sugira resultados na página aberta em seu navegador ou, no caso de apenas uma entrada encontrada, carregue o site em questão.

Essa função já está disponível para a nova versão de testes do Google Chrome, em conjunto com uma pequena alteração que deve ser feita no atalho do navegador. Abaixo, o Baixaki ensina como efetuar o procedimento para isso.

Obtendo resultados a partir da Barra de endereços do Chrome

Primeiro e mais importante: este tutorial só funciona para a versão 7.0.517.0 dev do navegador. Então, a primeira coisa que você deve verificar é se é esta que está instalada em seu computador. Para isso, acesse o menu “Ferramentas” e “Sobre o Google Chrome”.

Verificando a versão do navegador

Caso você esteja com outra versão, pode baixar a correta aqui. Com ela já instalada, feche o navegador e abra o Menu Iniciar do Windows. Digite “Google” na Barra de execução e localize o “Google Chrome” e clique em “Propriedades”. Isso também pode ser feito por meio de um atalho para o Google Chrome na Área de trabalho.

Feito isso, uma nova janela é aberta e você deve entrar na guia “Atalho”. Nela, localize o campo “Destino”, após o endereço existente, adicione um espaço e digite “--enable-match-preview” (sem as aspas). Clique em “Aplicar” e “OK” para confirmar a operação.

Adicionando o código

Utilizando o serviço

Agora que você habilitou o Google Instant no navegador, você pode ter acesso à pesquisa instantânea do Google simplesmente digitando as palavras-chave desejadas diretamente na Barra de endereços do navegador. Ao navegar com as setas do teclado entre os resultados, o browser imediatamente carrega as páginas na lista de resultados.

Pesquisando diretamente a partir da Barra de endereços

Quando existir apenas um único resultado compatível com a sua busca, ele é automaticamente carregado na página. As alterações são válidas para a versão em português do Google, não sendo necessária a alteração para o Google em inglês.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.