Review: Testamos o SSD Kingston HyperX 3K 480 GB

Imagem de: Review: Testamos o SSD Kingston HyperX 3K 480 GB

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A Kingston trouxe a linha HyperX 3K para o mercado com o objetivo de apresentar uma boa alternativa a quem busca um ótimo desempenho por um custo razoável. Nós já testamos o HyperX 3K de 90 GB, que é um modelo pertencente à mesma linha. Quase todas as especificações dos dois são as mesmas, mas o SSD de hoje apresenta algumas vantagens em relação ao modelo anterior.

O dispositivo que vamos testar hoje é grande: são 480 GB de espaço para guardar muitos arquivos. Isso faz com que o drive possa substituir um disco rígido tradicional sem problemas. A capacidade também se faz importante em notebooks, já que a maioria dos equipamentos possui espaço para apenas um HD.

O SSD acompanha uma série de itens interessantes no pacote, incluindo um case externo e um software para a clonagem de discos. Nós colocamos tudo isso à prova e vamos contar o que achamos.

Especificações

Embalagem

A Kingston caprichou no kit que acompanha o HyperX 3K 480 GB. Além do SSD, você encontra vários itens dentro da caixa, incluindo um adaptador para baia 3,5’, um case para transformar o seu SSD em um disco externo, um cabo SATA e uma chave Phillips para auxiliar na instalação do dispositivo.

Dentro do case é possível encontrar um cabo USB 3.0 para conectar o SSD ao seu computador. Tudo é construído com muito bom gosto, e o case segue o padrão do produto, trazendo uma chapa de metal escovado na parte superior, além do logo do HyperX.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A vantagem é que esse case é SATA e, sendo assim, é possível instalar qualquer HD de 2,5” no local. Caso você opte por instalar o SSD dentro do gabinete, poderá aproveitar o case para outras finalidades.

Design

O HyperX 3K de 480 GB é relativamente leve, pesando apenas pouco mais de 90 gramas. Como o HyperX é uma linha mais “nobre” da Kingston, o acabamento externo também é melhor, trazendo o logo do dispositivo em relevo sobre uma chapa de aço escovado que fica na parte superior. Não que isso seja pertinente ao funcionamento do dispositivo, mas certamente é bem melhor que apenas uma etiqueta com o nome do produto.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

As medidas do SSD são as mesmas de um HD de notebook tradicional, e a conexão entre ele e a máquina é feita através da porta SATA. Com perdão do trocadilho, a unidade de estado sólido da Kingston é extremamente “sólida”, e isso é um ponto positivo.

Não formate o seu computador!

O Kingston HyperX 3K 480 GB também acompanha um CD que traz um aplicativo muito útil. Trata-se do Acronis True Imagem HD, um poderoso software de gerenciamento de disco que permite a realização de diversas tarefas no seu SSD, incluindo a clonagem de discos. Para acessá-lo, basta configurar o boot da máquina para iniciar a partir do CD-Rom.

O aplicativo também permite a realização de backups e a recuperação de discos ou partições apagadas. Tudo pode ser feito de forma simples e descomplicada, sem a necessidade de experiência prévia com esse tipo de aplicativo. Todas as instruções são apresentadas na tela e, para clonar um disco, basta selecionar a opção, o disco de origem e o disco de destino.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, é só aguardar o final do processo e reiniciar a máquina para ter o sistema funcionando exatamente como antes, mas com uma nova unidade de armazenamento. Isso torna extremamente fácil a tarefa de substituição de um HD por um SSD, por exemplo, já que não é preciso reinstalar todo o sistema e os seus programas.

Para completar, o Acronis True Imagem HD também apresenta uma ferramenta para a realização de Trim e a destruição completa dos arquivos, caso você queira evitar a possibilidade de recuperação de documentos deletados.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O CD que contém o aplicativo também pode ser aberto no sistema operacional. Dentro dele podem ser encontrados dois guias completos: um para a instalação do SSD e outro para a utilização do Acronis True Image HD. É importante lembrar que esse aplicativo só funciona a partir do boot e não é possível trabalhar com ele dentro do sistema operacional.

Confiabilidade

O 3K escrito na embalagem remete ao número total de ciclos programar/apagar da memória NAND encontrada no SSD. Sabemos que essas células têm uma vida útil, ou seja, aceitam um número limitado de ciclos de trabalho antes que percam completamente a capacidade de armazenar os dados e fiquem inutilizáveis.

Funciona assim: para que as células NAND possam ser reutilizadas através de um ciclo programar/apagar, é preciso que recebam uma pequena quantidade de energia elétrica. Com o tempo, e o número de ciclos, a quantidade de carga que a célula precisa receber para voltar ao estado original aumenta até o ponto em que o processo torna-se inviável. Com isso, o SSD perde a capacidade de gravação, tornando-se um equipamento apenas de leitura de dados.

Os SSDs possuem um recurso chamado “Amplificação de Gravação”, que não é tão nobre quanto o nome sugere. Essa amplificação é a diferença de dados enviados para a gravação e quantos são realmente gravados no disco. Por exemplo: uma amplificação de valor 2 indica que, para cada 128k enviados para a gravação no disco, 256k são gravados efetivamente. Como cada operação de gravação é um processo destrutivo, mais gravações significam uma diminuição da vida útil do equipamento.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O número de amplificação de gravação não é fixo nos drives e pode mudar conforme o uso do SSD e com o tempo. E, é claro, de acordo com a qualidade dos componentes.

Os SSDs modernos possuem uma taxa de gerenciamento de dados extremamente confiável, e a média de vida dos principais modelos disponíveis no mercado é de 5 anos antes que ele comece a apresentar degradação na qualidade. Desse modo, um disco como o HyperX, da Kingston, que possui capacidade para 3 mil ciclos, pode ter uma vida média de aproximadamente 8 anos antes de apresentar um problema.

Para exemplificar, veja o quadro abaixo:

Nesse exemplo, pelo menos uma vez por dia um ciclo de programar/apagar é gasto devido ao uso do equipamento, que está com uma amplificação de gravação de 10x. Se ele é capaz de realizar 3 mil ciclos antes de apresentar problemas, basta imaginar que esse disco funcionará (nessas condições) por pelo menos 3 mil dias, ou 8,21 anos. Ou seja, não é preciso se preocupar com a durabilidade do equipamento.

É claro que esse exemplo não deve ser levado ao pé da letra, uma vez que inúmeros outros fatores podem contribuir para a vida útil de um SSD.

Controlador SandForce

Todos os SSDs possuem um controlador central responsável pelas operações de leitura e gravação de dados. É esse processador que indica em qual parte do disco os dados devem ser gravados, incluindo processos como a amplificação de gravação.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O HyperX leva um controlador SandForce de segunda geração, o modelo SF-2281. Uma das principais vantagens dele é a tecnologia DuraClass, que foi desenvolvida para aumentar a vida útil das células NAND, diminuindo o número necessário de ciclos de programação/apagamento na unidade. Entre os recursos do DuraClass estão as seguintes ferramentas:

  • DuraWrite: reduz o número de ciclos P/E (programar/apagar), consequentemente estendendo a resistência da memória flash em oito vezes ou mais quando comparada com a dos controladores de flash padrão;
  • SHIELD: sistema de correção de erros combina verificação de paridade de baixa densidade (LDPC), processamento de sinal digital (DSP) e uma taxa de código adaptativo para transformar memória flash mais barata em produtos de armazenamento de estado sólido mais robustos;
  • RAISE: tecnologia de proteção de dados e recuperação de falhas potencialmente catastróficas de memória flash;

Além disso, o DuraClass também possui um avançado sistema de monitoramento de nivelamento e desgaste para ampliar ainda mais a resistência da memória flash. Para completar, há também um sistema inteligente de “coleta de lixo” que minimiza o impacto sobre a resistência dos componentes, consequentemente ampliando a vida útil das células.

Testes de desempenho

Nós realizamos diversos testes com o SSD, colocando-o para rodar aplicativos específicos e benchmarks próprios para a medição de desempenho. Para completar, o colocamos ao lado de outros modelos para que seja possível ter uma base de comparação.

Importante: Para fins de comparação utilizamos SSDs de tamanho diferentes durante os testes. Entretanto, é preciso levar em conta que a capacidade dos drives pode influenciar diretamente nos resultados. Isso porque SSDs maiores tendem a ter mais chips de memória em seu interior.

A diferença de resultado entre os testes também é relacionada ao tipo de data sendo transferida para a unidade: compressível ou incompressível. Algumas controladoras não compactam os dados antes da gravação, isso aumenta a velocidade, mas degrada mais rápido os chips de memória.

O HyperX utilizado nesta análise trabalha com uma controladora SandForce que comprime os dados antes da gravação para aumentar a durabilidade dos chips de memória.

Máquina de testes

  • CPU: Intel Core i7-3930K @ 3.800 MHz;
  • Placa-mãe: EVGA X79 SLI;
  • Memória: 16 GB RAM quad-channel G. Skill Sniper DDR3 2133;
  • Fonte: Corsair AX860i.

Cópia de arquivo

O teste de cópia de arquivos é o mais simples de todos. Criamos uma pasta dentro do drive e copiamos um arquivo de 3,55 GB para ela. Depois, copiamos esse mesmo arquivo para uma segunda pasta, na mesma unidade. Para coletar os dados utilizamos o aplicativo TeraCopy que apresenta um relatório detalhado no final do processo e não utiliza dados em cache, o que poderia comprometer o resultado final.

    ATTO Disk Benchmark

    O ATTO Disk Benchmark é um aplicativo simples que mede a transmissão de arquivos de vários tamanhos diferentes para medir o desempenho do disco. O programa utiliza dados compressíveis e sequenciais, o que garante a velocidade máxima teórica, inclusive com controladoras que utilizam a compressão de dados. É importante lembrar, contudo, que esses resultados não refletem exatamente o uso real do aparelho, já que nem sempre a máquina trabalha com dados sequenciais.

    CrystalDiskMark

    CrystalDiskMark é um software de testes que trabalha com diferentes modos de transmissão, incluindo a gravação e leitura de arquivos sequenciais e randômicos de tamanhos variados. O software trabalha com dados incompressíveis, o que pode resultar em uma queda no desempenho de drives com controladores SandForce. Esse tipo de teste reflete resultados mais próximos ao uso do drive no dia a dia.

    HD Tune

    O HD Tune mede a velocidade de leitura do drive de duas formas diferentes: primeiro, a velocidade máxima e mínima de transmissão, em seguida, a velocidade média de acesso aos arquivos. O software utiliza dados compressíveis durante o benchmark.


      Vale a pena?

      Como já falamos anteriormente, substituir um HD tradicional por um SSD representa um salto fundamental em termos de desempenho. A máquina liga mais rápido, os programas são executados de forma mais eficiente, tudo parece funcionar melhor.

      A linha HyperX da Kingston apresenta produtos que trazem um bom equilíbrio entre preço e desempenho. Na maioria dos testes que fizemos, esse SSD surpreendeu e apresentou ótimos resultados, principalmente nos testes de transferência 4K, já que essa é uma das principais métricas para se determinar o desempenho do drive.

      O chip SandForce chega para marcar presença e garantir mais tempo de vida ao equipamento, que apresenta um máximo de 3 mil ciclos de programação antes de apresentar problemas, o que deve garantir alguns anos de vida ao drive. Isso se deve, em parte, à técnica compressão dos dados no momento da gravação. Isso dominui um pouco o desempenho em alguns testes, como pudemos ver, mas é um troca mais do que justa.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      O kit que acompanha o SSD é extremamente interessante. Estamos falando de um SSD que já traz um case para ser utilizado externamente, e isso não é algo comum de se ver por aí. A presença do Acronis True Image HD é outro ponto positivo para o equipamento, pois facilita muito a substituição do drive em uma máquina. Basta clonar o sistema e pronto, nada de formatar o computador e perder todos os dados importantes.

      O preço é sempre uma questão sensível, e desta vez não é diferente. Se um SSD com baixa capacidade já é caro, um drive de 480 GB como esse pode ser encontrado por uma média de R$ 2.100 no mercado nacional. É um preço alto, mas sem dúvida vale o investimento, já que esse SSD apresenta ótimos resultados e certamente não vai decepcionar.

      Este produto foi cedido para análise pela Kingston.

      Cupons de desconto TecMundo:
      Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.