No dia 21 estreou no canal britânico BBC3 The Fades, a nova série de suspense da emissora.

O show foi criado por Jack Thorne, o mesmo de Skins – Juventude à Flor da Pele, e conta a história de Paul (Iain De Caestecker), um jovem de 17 anos tímido e recluso, que possui a incrível habilidade de ver os “fades”, espíritos que ficaram presos entre o mundo dos vivos e dos mortos.

O Minha Série acompanhou o episódio de estreia e compartilha com vocês as nossas primeiras impressões.

Paul é atormentado por terríveis sonhos sobre o apocalipse que nem seu melhor amigo Mac (Daniel Kaluuya), nem seu psicólogo conseguem entender. Mas o pior ainda esta por vir: o jovem começa a ver estranhas criaturas que mais ninguém consegue notar.

A única pessoa que parece ter alguma explicação é o estranho Neal (Johnny Harris), uma espécie de “caçador de fantasmas” que conta que Paul é na verdade um “seer”, uma pessoa capaz de ver coisas que os outros não podem. É ele que também explica que não há um motivo aparente para que um espírito se torne “fade”, eles simplesmente não conseguem encontrar o caminho até a luz e acabam perdidos. Sem conseguir entender o porquê de terem sido deixados para trás, eles guardam um grande rancor e tentam arrumar uma maneira de voltar ao mundo dos vivos.

O problema é que, de alguma maneira, algum deles descobriu como quebrar a barreira e voltou ao mundo dos vivos, e abriu o caminho para os outros o seguirem. Cabe agora a Paul, Mac e seus novos amigos tentar impedir que esses seres vingativos destruam a humanidade.

Uma nova série adolescente?                                                       

Assim que você começa a ler a sinopse nota que Paul tem apenas 17 anos. Automaticamente vem a pergunta: será essa mais uma série com temática adolescente, tão comum por esses dias? A resposta é simples: não. A série é na verdade voltada para os amantes do suspense de todas as idades!

Dois dos principais personagens de The Fades são adolescentes com todas as preocupações típicas da idade como a escola, as brigas com os irmãos e o relacionamento com as garotas. O bom é que a série engloba tudo isso, mas não usa como o seu foco central. Na verdade parece mais uma maneira de demonstrar humor e aliviar um pouco a tensão das cenas de suspense.

A técnica da certo e, pelo menos no episódio piloto, as cenas fortes se mesclam muito bem com outras com situações engraçadas, criando um clima de suspense perfeito sem perder o foco em seus personagens.

Nossas Impressões

Todo fã do gênero sabe o quanto é difícil aparecer uma história de suspense que consiga envolver de verdade. O mais comum é focarem apenas nos sustos, sem se importar com um roteiro, o que acaba geralmente criando um cenário previsível ou até mesmo bobo. Por isso a ótima surpresa com The Fades!

O roteiro foi escrito de uma maneira que já a partir do piloto você sente como se já assistisse a série a tempo. A própria apresentação dos personagens é feita de uma maneira gradativa, sem aquelas paradas típicas das novas séries. Você já se sente envolvido pela história e pelos personagens a partir dos primeiros minutos: empatia quase automática!

A série da uma atenção especial à iluminação. A maioria das cenas se passam em ambientes escuros, bem carregados, que por si só já conseguem criar um clima tenso.

Outro grande destaque é o elenco. O jovem protagonista encarnou muito bem o papel de adolescente atormentado tanto por problemas cotidianos quanto espirituais, mas seus companheiros também não deixaram a desejar. É quase impossível não simpatizar com o atrapalhado Mac, ou se compadecer com o sofrido Neil.

Devemos assistir?

A BBC é famosa por suas produções primorosas e, pelo visto, The Fades não é uma exceção. A série possui um roteiro envolvente, um elenco experiente e uma atenção especial aos detalhes que a transformam em uma opção perfeita não só para os amantes do gênero, mas também para quem gosta de uma boa história.

E vocês, já conferiram essa nova série? Divida sua opinião com a gente!