O Blu-ray já era: conheça o Archival Disc, com até 1 TB de armazenamento

Imagem de: O Blu-ray já era: conheça o Archival Disc, com até 1 TB de armazenamento

Logomarca do novo padrão de disco óptico que Sony e Panasonic pretendem lançar (Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

Depois do DVD e do Blu-ray, vem aí o Archival Disc, o novo formato de disco óptico da próxima geração que promete oferecer muito mais espaço de armazenamento que seus antecessores. O padrão foi desenvolvido pela Sony e Panasonic, que divulgaram a novidade através de um comunicado de imprensa.

O Archival Disc será oferecido inicialmente em versões de 300 GB, na metade de 2015, mas ambas as empresas prometem aumentar esse espaço de armazenamento para 500 GB e depois para 1 TB em futuras atualizações. Os Blu-rays normalmente oferecem espaço de 25 GB (camada simples) e 50 GB (camada dupla).

Roadmap de expansão na capacidade de armazenamento (Fonte da imagem: Divulgação/Sony)

As empresas também garantem que os discos terão uma grande resistência a água, pó e mudanças na umidade e temperatura quando armazenados, além de serem compatíveis com formatos de outras gerações.

Segundo as informações do Comunidado de Imprensa, a demanda por recursos de arquivamento tem aumentado significativamente na indústria do cinema, bem como em centros de dados na nuvem que lidam com grande quantidade de dados, e é por isso que a Sony e a Panasonic pretendem oferecer uma "solução mais eficaz para proteger dados valiosos para o futuro".

Especificações do arquivo de disco

  • Tamanho do disco: 300 GB
  • Parâmetro Optical: comprimento de onda λ = 405 nm (nanômetros), abertura numérica NA = 0,85
  • Estrutura do disco: disco de dupla camada (três camadas/lados), formato land and groove
  • Track Pitch: 0,225 μm (micrômetros)
  • Comprimento do bit de dados: 79,5 nm (nanômetros)
  • Método de correção de erro: código Reed-Solomon

O Archival Disc será equipado com a tecnologia Crosstalk cancellation (cancelamento de Crosstalk), que elimina eletricamente a interferência das faixas adjacentes para obter um desempenho de reprodução de alta qualidade; e com a tecnologia Partial Response Maximum Likelihood (PRML, algo como Resposta Parcial Máxima de Verossimilhança), que melhora o desempenho de reprodução.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.