Site compara câmeras de Lumia 1520 e Xperia Z1 Compact

Imagem de: Site compara câmeras de Lumia 1520 e Xperia Z1 Compact

Lumia 1520 no topo e Xperia Z1 Compact logo abaixo (Fonte da imagem: Reprodução/PureViewClub)

O site PureViewClub preparou uma série de combates entre as câmeras de dois aparelhos que estão atualmente no mercado internacional e que vêm chamando bastante a atenção dos consumidores por causa das câmeras integradas a eles. Estamos falando do Nokia Lumia 1520 e do Sony Xperia Z1 Compact — ambos com câmeras digitais de 20 megapixels incluídas em suas especificações.

Para começar, o site lista algumas diferenças entre os dois aparelhos. Enquanto o Nokia surge com abertura de F2.4 e sensor  de 1/2,5 polegadas, o modelo da Sony aparece com F2.0 e sensor de 1/2,3 polegadas. O PureViewClub ainda lembra que o Xperia Z1 Compact possui resistência à presença de água, algo que o concorrente não oferece para os consumidores.

Depois disso, começam as análises das fotografias tiradas com cada um dos aparelhos. O PureViewClub afirma que utilizou configurações similares para os dois dispositivos durante cada uma das capturas. O Lumia 1520 estava programado para capturar imagens em alta resolução e também em formato PureView (5 MP com otimizações), enquanto o Z1 Compact foi mudado manualmente a cada captura para que fossem tiradas fotos de 20 MP e 8 MP.

Os testes

Agora, vamos aos testes trazidos pelo site já mencionado para que você possa conferir quais são as impressões dos analistas em relação às fotografias obtidas com cada um dos aparelhos. Vale lembrar que todas as impressões são do site em questão e podem não corresponder ao que o Tecmundo interpreta de cada imagem analisada. Por padrão, as fotografias do Nokia Lumia 1520 estarão acima e as do Sony Xperia Z1 Compact logo abaixo.

(Fonte da imagem: Reprodução/PureViewClub)

“Você vê cores muito mais profundas e definidas vindo do Lumia 1520.”

(Fonte da imagem: Reprodução/PureViewClub)

“Certamente, com a resolução de 8 MP do Xperia Z1 Compact você vai chegar perto dos 100% do resultado conseguido com o Lumia. Eu daria as boas-vindas ao PureView de 8 MP que existe no Nokia Camera — como no 808 PureView —, mas eu não estou segurando meu fôlego. É evidente que a equipe de imagens da Nokia é bem confiante nos 5 MP e o resultado simplesmente oferece a melhor qualidade.”

(Fonte da imagem: Reprodução/PureViewClub)

“Eu penso que as cores e o contraste são uma preocupação e a Nokia vence nesse quesito. Agora vamos dar uma olhada em pequenos cortes de 640x360 pixels tirados das fotos de alta resolução. Novamente, o resultado da Nokia é superior.”

(Fonte da imagem: Reprodução/PureViewClub)

“Esse é meio desastroso para a Sony. Eu sinto muito em dizer isso. O Xperia obviamente perde a sobreposição usada nas imagens de ‘baixa resolução’.”

(Fonte da imagem: Reprodução/PureViewClub)

“Agora vamos para uma segunda cena, capturada em uma loja de instrumentos usados. A luz estava direcionada diretamente para uma porta de vidro ao lado direito da cena. Você verá agora as imagens redimensionadas.”

(Fonte da imagem: Reprodução/PureViewClub)

“Fica claro que até mesmo em iluminações melhores, o Sony Xperia Z1 Compact não tem chances contra as lentes Carl Zeiss usadas no smartphone da Nokia.”

Voltando ao texto do Tecmundo... Como você pode ver, o site PureViewClub encontrou resultados superiores no Lumia 1520 em todos os quesitos avaliados — o que não é de se espantar, analisando o nome do site. Você concorda com eles? Ou será que o Z1 Compact se saiu melhor em algum dos testes?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.