DirectX 12 será apresentado na GDC 2014, que acontece no final de março

Imagem de: DirectX 12 será apresentado na GDC 2014, que acontece no final de março

(Fonte da imagem: Reprodução/Polygon)

A próxima versão da API gráfica da Microsoft, o DirectX 12, deve ser anunciada oficialmente durante a GDC 2014, no dia 20 de março. O anúncio foi publicado hoje no site da própria Microsoft.

No site da GDC, é possível ver a descrição do evento. A apresentação dos detalhes da nova versão devem ficar por conta de Anuj Gosalia, gerente de desenvolvimento gráfico da Microsoft, que deve liderar a sessão chamada “DirectX: Evoluindo a Plataforma Gráfica da Microsoft.” No site oficial do evento é possível ver uma descrição do que deve ser apresentado:

“Por quase 20 anos, o DirectX vem sendo a plataforma utilizada por desenvolvedores de games para criar os jogos mais rápidos e visualmente impressionantes do planeta. Entretanto, vocês nos pediram mais. Vocês nos pediram para chegar ainda mais perto do metal e para fazer isso em uma variedade inigualável de hardware. Vocês também pediram melhores ferramentas para espremer até a última gota de desempenho do seu PC, tablet, telefone e console. Venha conhecer nossos planos.”

Isso pode indicar que o DirectX 12 deve ser focado, entre outras coisas, em desempenho bruto, por isso a citação “mais perto do metal”. Isso significa que a nova versão da API vai permitir aos desenvolvedores aproveitar mais o hardware com uma linguagem cada vez mais próxima de uma API de baixo nível, tornando os PCs cada vez mais próximos de um console, em termos de desempenho bruto.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

O evento também deve trazer novidades para o Direct3D em uma sessão que será apresentada por Max McMullen, líder de desenvolvimento gráfico do Windows. A chamada para o evento é a seguinte:

“Venha entender como as futuras mudanças no Direct3D vão permitir que os games rodem mais rápido que nunca”.

“Nessa sessão, nós vamos discutir as futuras melhorias no Direct3D que permitirão aos desenvolvedores um nível sem precedentes de controle sobre o hardware, reduzindo a sobrecarga sobre a CPU através de um amplo ecossistema de hardware”.

Para completar, a Microsoft também deverá ter diversas sessões para discutir o futuro do DirectX 11. A chamada para o evento exibe quatro empresas, que devem ser os principais parceiros da Microsoft e que possivelmente vão trazer suporte à nova API gráfica: AMD, Intel, NVIDIA e Qualcomm.

Será que vem coisa boa por aí?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.