Apple registra patente que pode acabar com "vazamento de luz" em displays

Imagem de: Apple registra patente que pode acabar com "vazamento de luz" em displays

Tecnologia deixaria imagens em telas LCD bonitas "para sempre" (Fonte da imagem: Reprodução/Patently Apple)

Sabe aqueles pontinhos brancos na tela da sua TV ou computador? E aquelas deformações na iluminação das imagens? Esses defeitos são causados por vibrações que danificam os componentes que refletem a luz internamente na sua tela, responsáveis por iluminar por trás o pixels LCD. Sabendo dessa falha, a Apple registrou uma patente que pode neutralizar problemas causados por vibrações em telas LCD, permitindo aos componentes internos se autorregenerar quando forem arranhados.

Defeitos dessa natureza costumam acontecer com mais frequência em telas grandes, em que os painéis de reflexão internos são mais suscetíveis a trepidações e outros pequenos baques. Por conta disso, essa tecnologia desenvolvida pela Apple é mais esperada para dispositivos maiores que um iPhone, por exemplo.

Mesmo assim, nada impede a fabricante de adotar tal tecnologia em seus smartphones. De qualquer forma, computadores da marca, como os MacBooks e iMacs, são grandes candidatos a receber sistemas de autorregeneração de componentes internos em algum momento no futuro.

A patente foi registrada há meses, mas somente agora foi publicada pelo órgão de proteção de propriedade intelectual dos EUA. Com isso, o site especializado em patentes da Apple, o Patently Apple, fez um resumo do conteúdo e criou os esquemas que você confere.

(Fonte da imagem: Reprodução/Patently Apple)

É possível notar que a recuperação da integridade dos refletores de luz dos displays acontece em nível molecular, o que pode implicar na mudança de materiais para produzir esses componentes. Isso, combinado ao fato de essa tecnologia ainda ser apenas uma patente, faz com que tal novidade possa demorar ainda alguns anos para chegar de fato ao mercado. De qualquer maneira, seria bastante interessante se a marca lançasse produtos com esse sistema em seus computadores em breve.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.