TIMB: o seu próximo mensageiro instantâneo vai ser livre de espionagens

Imagem de: TIMB: o seu próximo mensageiro instantâneo vai ser livre de espionagens

Desde o ano passado, as palavras “espionagem” e “rastreio” têm sido quase intrínsecas às conversas sobre tecnologia. Por causa das denúncias de que a NSA (Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos) estaria rastreando dados do mundo todo, a maioria das pessoas passou a se preocupar muito mais com a segurança dos próprios dados e com o sigilo das informações trocadas na rede.

Como você deve imaginar, isso se estende também aos mensageiros instantâneos. Mas existem desenvolvedores que querem fazer você ficar seguro enquanto navega e troca suas informações. É o caso dos desenvolvedores do navegador Tor, que estão com um projeto em fase avançada para lançar um mensageiro instantâneo que trabalha com o anonimato tão eficientemente quanto o browser.

Trata-se do TIMB (Tor Instant Message Bundle), que criptografa as mensagens enviadas por meio das redes Tor e faz uso dos servidores Proxy disponíveis para esconder a identidade das pessoas que estão utilizando o sistema. O cliente para a troca dessas mensagens será criado com base no serviço Instantbird — um serviço de código aberto que permite alterações sem limitação.

Segundo o roadmap do Tor, os desenvolvedores esperam colocar a versão de testes à disposição dos usuários até o final deste mês. Ainda não há informações sobre quando uma versão estável será divulgada para todos os consumidores, mas, se você quer conversar com anonimat,o é importante ficar atento às novidades. Você usaria o TIMB em seu computador?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.