Nokia X é hackeado para rodar Android "de verdade"

Imagem de: Nokia X é hackeado para rodar Android "de verdade"

Se você estava esperando que a Nokia anunciasse um smartphone com Android de uma forma similar ao que fazem as outras fabricantes, deve ter ficado bastante decepcionado ao saber que o Nokia X não funciona com o sistema operacional da Google propriamente dito — se tratando de uma versão modificada do sistema, que trabalha com alterações bem evidentes nos recursos do Android.

Mas hackers descobriram uma forma de fazer com que o aparelho possa rodar qualquer versão do Android — inclusive as versões stock, que são mais leves e estão presentes nos aparelhos da linha Nexus. Para isso, o desenvolvedor KashaMalaga criou um processo que ultrapassa as travas do bootloader do Nokia X e permite que sejam acessados os arquivos do bootloader original, trazendo o Android ao topo.

O hacker publicou seus experimentos no XDA Developers e diz que o processo é bem rápido, demandando apenas que o aparelho seja conectado a um computador e então que o sistema Framaroot seja aplicado para que seja conseguido o acesso à raiz do smartphone. Ele diz que o processo permite também o acesso à Google Play Store, mas não revela quais são as consequências do root para a bateria do aparelho.

Apesar de o processo parecer relativamente fácil, é preciso lembrar que a utilização de sistemas de terceiros para a alteração de um firmware pode causar o fim do suporte técnico e a perda da garantia de alguns aparelhos. Por isso, recomenda-se que apenas usuários avançados utilizem esse tipo de procedimento em seus smartphones.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.