Galaxy Tab é mostrado pela Samsung na IFA 2010 e rouba a cena da apresentação

Imagem de: Galaxy Tab é mostrado pela Samsung na IFA 2010 e rouba a cena da apresentação

Nesta quarta-feira, a Samsung divulgou em um evento exclusivo para a imprensa algumas das novidades que pintarão na IFA 2010, a maior feira de eletrônicos europeia voltada ao varejo – que estará aberta ao público entre os dias 3 e 8 de setembro. Neste evento foram exibidos vários tipos de eletrônicos, mas o Galaxy Tab foi aquele que recebeu o maior destaque.

O presidente da Samsung, Boo-Keun Yoon, começou a apresentação falando em coreano e foi entendido na medida do possível, pois a tradução simultânea cometeu alguns erros amadores. Em sua fala, basicamente, só mencionou que a empresa já vendeu cerca de 2 milhões de TVs 3D e logo deu espaço para que os apresentadores oficiais começassem a expor os lançamentos.

Os lançamentos miúdos

Sete novos modelos de TVs 3D foram exibidos, somando um total de 25. Em seguida, o tocador Blu-ray BD C8900 foi mostrado: ele conta com HD de 500 GB para armazenar gravações em 3D. Então, foi a vez da televisão mais fina do mundo – a Smart TV –, que possui: 7,8 milímetros de espessura, a melhor conversão de 2D para 3D e um controle remoto com tela de 3 polegadas que serve como uma segunda TV.

Ela também apresenta HD para PVR (gravação pessoal de conteúdo) e função AllShare, a qual possibilita conexão entre PC e TV, de forma a assistir ao conteúdo de um no outro. Pegando o gancho das TVs, logo foram mencionados os Samsung Apps (aplicativos para TVs) para Facebook, Twitter e Skype. Além disso, divulgaram o Samsung Smart TV Challenge, competição que premiará com 500 mil euros o desenvolvedor do melhor app.

Na sequência os notebooks das linhas SF e RF foram exibidos. Os modelos de ambas as linhas possuem boot instantâneo, porém os da RF contam com processadores Intel, boas configurações e opção de display “matte” (deixa a imagem mais opaca, o que ajuda a diminuir o reflexo). Ocupando pouco espaço da apresentação, também apareceu a impressora laser wireless modelo ML-1865W, a menor do mercado.

Para fechar a parte da conferência que não fala do Galaxy Tab, foram mostrados monitores da série 90 – com funções normais de PC e sintonizador de canais de TV – e as câmeras modelos ST600 e ST100 – além de uma menção velada sobre as câmeras HMX-T10, que possuem lente especial para facilitar longos períodos de filmagens.

O centro das atenções

Considerando que a conferência durou cerca de 50 minutos e os dez finais foram exclusivamente voltados para o Galaxy Tab, não restam dúvidas sobre a importância do lançamento. Afinal, ele veio justamente para bater de frente com a menina dos olhos da Apple, o iPad.

O tablet da Samsung usará inicialmente o Android 2.2 (com TouchWiz 3.0) como sistema operacional, porém poderá receber uma atualização para a versão Honeycomb do SO. Sua tela é TFT LCD de 7 polegadas com resolução 1024x600 (WSVGA) – menor que as 9 polegadas do iPad, mas isso pode ser considerado uma vantagem por torná-lo mais portátil.

Suas dimensões são 19 centímetros de altura, 12 cm de largura e 1,1 cm de espessura. Nele, também há conector de 30 pinos e vários tipos de sensores: giroscópio, geomagnético, acelerômetro e de luz. Já a bateria é de 4 mil mAh, equivalente a sete horas seguidas de execução de filmes.

Galaxy Tab

Divulgação/Samsung

O peso do Galaxy Tab é de 380 gramas, seu processador é um Cortex A8 de 1 GHz, memória RAM de 512 MB e o espaço interno pode ser 16 GB ou 32 GB – mais 32 GB adicionais via cartão microSD. Há um microfone para a realização de ligações, porém nenhum fone. As conexões realizadas são via Bluetooth 3.0, Wi-Fi a/b/g/n, HSUPA 5,76 e HSDPA 7,2.

Ele conta com duas câmeras, uma na frente e outra atrás. A primeira serve para videoconferências e é de 1,3 megapixels, já a traseira grava vídeos e tira fotos com o auxílio de flash de LED e em qualidade de 3,0 MP. Há também suporte para reprodução de vídeos em FullHD e músicas, além de suporte para Flash 10.1 em seu navegador e compatibilidade com vários formatos de e-books.

Quem vive se perdendo pelas ruas da cidade conta com o Google Maps, o que inclui as visualizações via satélite e o “Street View” (Visualizador de ruas). Este pode ser usado em conjunto com a câmera traseira e com tecnologia de Realidade Aumentada: sobre a imagem mostrada pela câmera, é exibida uma seta apontando o trajeto escolhido!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.