O que esperar da IFA 2010?

Imagem de: O que esperar da IFA 2010?

No período de 3 a 8 de setembro, acontece em Berlim a 50ª edição da IFA (Internationale Funkausstellung), a principal feira europeia de eletrônicos de consumo. Nela, assim como nas demais feiras de eletrônicos que acontecem ao redor do planeta, são apresentadas ao mercado as novas tecnologias e os eletrônicos que vêm para revolucionar.

Empresas importantes como Sony, HP, Toshiba, Samsung e LG, além de muitas outras, aproveitam essas feiras para apresentar seus novos produtos. As principais novidades este ano ficam por conta dos novos tablets e dos televisores e notebooks com tecnologia 3D.

O que já foi anunciado

Televisores e tecnologia 3D

Já era de se esperar que a principal aposta da IFA 2010 ficasse na tecnologia 3D, já que este foi o principal assunto da CES 2010. O evento contará com um pavilhão de mais de 2 mil m² destinado apenas para as inovações na área de 3D.

3D é um dos temas de destaque da IFA 2010

A HP, por exemplo, já anunciou o HP Envy 17 para a IFA. Trata-se de um notebook de 17” que traz a tecnologia 3D da ATI e é compatível com vídeos em Blu-ray. Outra novidade muito aguardada pelo público são os televisores 3D autoestereoscópicos, os quais não exigem a utilização de óculos para transmitir o efeito tridimensional.

Empresas como Toshiba, Sony, Samsung e LG já anunciaram que vão participar do evento e prometem muitas novidades aos presentes. A televisão de LED de 65” Full HD 3D da Samsung é apenas um exemplo do que esperar. Televisores OLED também devem marcar presença na IFA 2010.

Televisores inteligentes também serão destaque nos estandes da LG. A empresa escolheu o evento para mostrar um novo conceito de interação entre os usuários e os aparelhos, ao que eles estão chamando de “Easy, Fun, More and Better”. Ou seja, Fácil, Divertido, Mais e Melhor.

Televisão da LG

Para os gamers de plantão, e aqueles que procuram o melhor para o computador, diversos monitores com tecnologia 3D também serão apresentados no evento, ao exemplo do W63D, também da LG. Segundo a empresa, o monitor traz um efeito tridimensional mais realista com o dobro de resolução das telas normais oferecidas no mercado.

Tablets

Depois do sucesso que o iPad fez entre os usuários, já era de se esperar que novos tablets surgissem no mercado. Muitas empresas deixaram para anunciar oficialmente seus produtos na IFA 2010. O Samsung Galaxy Tab, por exemplo, terá sua estreia oficial no evento.

O Samsung Galaxy!

Ao que parece, o sistema operacional Android será um dos mais comentados quando o assunto forem os tablets. Isso porque surgiram vários rumores falando que os principais concorrente do iPad possivelmente trarão o Android como SO principal.

A Toshiba também anunciou um concorrente de peso para o gadget da Apple. Trata-se do Libretto W100, um tablet que conta com duas telas sensíveis ao toque. O aparelho também estará presente no maior evento de eletrônicos da Europa.

Outra empresa grande que resolveu apostar no mercado de e-reader e tablets é a Sony. Com sua fatia do mercado ameaçada pelos aparelhos da Apple e da Amazon, a gigante japonesa resolveu apostar mais na tecnologia touchscreen. Os novos aparelhos da empresa devem ser exibidos na IFA, mas o diretor da Sony, Steve Haber, já avisa: a tecnologia empregada é a outra, contudo, o design do produto em si não sofreu grandes alterações.

Para se ter uma ideia da importância que os tablets passaram a apresentar, a IFA 2010 contará com uma área dedicada exclusivamente para eles. Trata-se da eLibrary, que contará também com a participação de e-reader e e-books, além de netbooks.

O que mais esperar da IFA

Embora os temas dominantes sejam televisores e tablets, a IFA 2010 reserva muito mais para aqueles que forem visitar o evento. Afinal, são mais de 1200 expositores ocupando uma área que ultrapassa os 120 mil m². Não seria justo ter apenas televisões e tablets.

O evento este ano também terá áreas dedicadas exclusivamente para: áudio high-end, videogames, Blu-ray, home theaters, telecomunicação, mobilidade e eletrodomésticos. Isso sem falar nas soluções para tornar os eletrônicos menores fisicamente, mas com mais espaço em disco, criando os chamados “pocketable gadgets” (gadgets que cabem no bolso, em tradução livre).

Projetores e filmadoras 3D

A aposta de algumas empresas este ano está nos projetores tridimensionais. A Sony, por exemplo, vai expor o VPL-VW90ES, primeiro aparelho do gênero da empresa japonesa. O eletrônico tem a capacidade de projetar imagens 3D em Full HD 1080p.

Sony VPL-VW90ES

Enquanto a Sony aposta nos projetores, a também japonesa Epson achou melhor deixar a tecnologia de projeção 3D para outro momento. Embora houvesse rumores de que a empresa iria expor projetores 3D na IFA 2010, o diretor comercial da Epson deixou claro que o mercado ainda não está preparado para esse tipo de tecnologia e, por isso, os eletrônicos do gênero serão expostos em outra ocasião.

Outro produto que promete balançar a feira de eletrônicos em Berlim são as filmadoras 3D HD, as quais permitem realizar gravações de vídeos em três dimensões. O legal é que alguns aparelhos, como o NEX-VG10 da Sony, permitem trocar a objetiva, permitindo até mesmo o uso de algumas objetivas mais antigas sem perda na qualidade final da imagem.

Soluções wireless e players de áudio e vídeo

A IFA 2010 contará com uma área dedicada apenas para expor soluções wireless criadas para redes domésticas, comunicação entre eletrodomésticos e transmissão de áudio e vídeo. Conhecida como iZone, essa seção também vai expor diversos dispositivos que funcionam em conjunto com os players da Apple. Mesmo que a criadora dos iPods, iPhones e iPads não estejam oficialmente presente no evento, será possível ver muitos produtos da mação circulando pelos estandes.

WHDI, solução wireless para sua casa

Para demonstrar as soluções sem fio criadas para redes domésticas, bem como a convergência entre computadores e televisões, a IFA 2010 contará com a E-House, uma casa equipada apenas com recursos e tecnologias de última geração. Uma verdadeira casa inteligente. Assim, além de ver como funcionam, os visitantes também podem interagir com os novos produtos.

Falando em novos produtos e soluções, parece que o Android é uma das grandes apostas das empresas como sistema operacional principal dos gadgets. Além dos tablets, o SO também estará presente em alguns MP4 players, como o GOGear Connect, da Philips. O aparelho conta com uma tela de 3,2” multitouch e conexão Wi-Fi.

Mais do que exposição de produtos

A IFA 2010 será mais do que exibição e exposição de novos produtos e tecnologias. Os organizadores do evento convidam todos os visitantes para ouvir os keynote speekers, os quais apresentam curtas palestras a respeito de um determinado assunto.

IFA 2010!

Embora muitas das tecnologias expostas na feira de eletrônicos da Europa já tenham sido mostradas na CES 2010, ainda haverá muita novidade para conhecer e explorar. Além disso, a IFA 2010 marca o lançamento oficial de vários eletrônicose lembra que a data de outros está mais próxima.

.....

Serão seis dias de muita novidade para o mundo dos eletrônicos. Para saber mais a respeito da IFA 2010, acesse o site oficial do evento através do endereço: HTTP://www.ifa-berlin.com. E não deixe de acessar o Baixaki para saber das últimas novidades do mundo da tecnologia.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.