MWC 2014: resumo das conferências da LG, Nokia e Sony [vídeo]

Imagem de: MWC 2014: resumo das conferências da LG, Nokia e Sony [vídeo]

Embora não tenha o mesmo impacto que a CES ou a IFA no mundo dos eletrônicos em geral, o Mobile World Congress (MWC) é uma boa plataforma para que diversas empresas apresentem seus últimos avanços na área da telefonia. Com isso, a cada nova edição do evento surge a expectativa quanto aos novos smartphones e tablets desenvolvidos pelos principais nomes do mercado.

Neste artigo, você confere um resumo das novidades que a LG, a Nokia e a Sony apresentaram na última edição do congresso mundial. Entre os lançamentos que se destacam estão o LG G Pro 2, o novo Xperia Z2 e a estreia da Nokia no mundo Android com a nova linha de smartphones Nokia X.

LG

Graças a vazamentos anteriores, a apresentação da LG foi considerada “morna” pelo público, que já sabia tudo o que a empresa iria apresentar. O destaque do evento foi a confirmação do phablet LG G Pro 2, que apresenta uma tela de 5,9 polegadas, processador Snapdragon 800 e 3 GB de memória RAM. Equipado com o sistema operacional Android Kit Kat, o produto acompanha uma bateria de 3.200 mAh e câmera fotográfica de 13 megapixels.

(Fonte da imagem: Divulgação/LG)

Outro lançamento que chamou a atenção foi o LG G2 Mini, versão compacta do smartphone flagship que fez sua estreia em 2013. O gadget conta com um display de 4,7 polegadas (resolução 540x960 pixels), processador Snapdragon 400, 1 GB de memória RAM e uma bateria de 2.400 mAh.

Por fim, a companhia anunciou a estreia de sua série L, formada por três dispositivos com 1 GB de memória RAM. O L90 possui processador quad-core e tela de 4,7 polegadas, enquanto o L70 vem equipado com uma CPU dual-core e um display de 4,5 polegadas. Já o L40 é um aparelho mais modesto, contando com um processador com núcleo único e uma tela de 3,5 polegadas.

Apesar de garantir que todos os produtos chegam ao mercado em momentos diferentes de 2014, até o momento a LG não informou o preço oficial que será cobrado por cada um deles.

Sony

A Sony iniciou sua apresentação oferecendo mais informações sobre a SmartBand, pulseira eletrônica apresentada pela primeira vez durante a CES 2014. Com lançamento confirmado para março deste ano, o dispositivo à prova d´água cuida da saúde do usuário, rastreando atividades físicas e padrões de sono, além de servir como uma espécie de controle remoto para dispositivos como smartphones e tablets.

No entanto, a estrela da apresentação foi o Xperia Z2, que apresenta uma tela de 5,2 polegadas sem que isso implique em um tamanho maior que o visto no Xperia Z1. Entre os recursos que chamam a atenção no aparelho está a possibilidade de gravar vídeos em resolução 4K, algo inédito na linha de smartphones da companhia. Além disso, o gadget possui novas tecnologias que tornam ainda mais nítidas as imagens vistas em seu display.

Em seu interior, o produto apresenta um processador quad-core Snapdragon 801 de 2,3 GHz, 3 GB de memória RAM e uma bateria de 3.200 mAh. Além disso, vem equipado com o Android 4.4 (KitKat) com algumas mudanças em sua interface básica e acompanha um novo fone de ouvido com a tecnologia Digital Noise Cancelling, que reduz em até 98% os ruídos ambientes durante uma conversa.

Apresentando especificações técnicas semelhantes, o Z2 Tablet traz a experiência oferecida pelo smartphone a um tablet com display IPS de 10,1 polegadas. Extremamente fino (6,4 milímetros de espessura), o produto possui resistência à exposição direta com a água e chega ao mercado em março deste ano.

A Sony finalizou sua apresentação anunciando o Xperia M2, aparelho intermediário com tela de 4,8 polegadas, processador Snapdragon 400 e 1 GB de memória RAM. Disponível inicialmente nas cores branca, preta e roxa, o produto deve ganhar em breve uma versão dual-SIM.

Nokia

Em uma das apresentações mais aguardadas do MWC 2014, a Nokia deu destaque à sua linha de produtos para o mercado de entrada. Entre as novidades apresentadas pela companhia está o Nokia 220, dispositivo dual-SIM com tela de 2,4 polegadas com Facebook e Twitter pré-instalados que vai custar somente 29 euros.

A companhia também anunciou o Asha A230, aparelho touch mais barato fabricado por ela até o momento. Contando com o serviço OneDrive integrado às suas funções, o gadget possui câmera de 5 megapixels e já está disponível para compra em todas as partes do mundo nas quais a empresa atua.

No entanto, a maior estrela da apresentação foi o Nokia X, primeira empreitada da empresa no mundo Android. Baseado em um fork do sistema operacional, o dispositivo substitui serviços como o Gmail por opções desenvolvidas pela Microsoft, como o OneDrive e o Skype. Isso significa que o gadget vai contar com uma loja de aplicativos diferenciada, cuja curadoria será feita pela própria Nokia.

O dispositivo apresenta um display de 4 polegadas e já está disponível para compra pelo preço sugerido de 89 euros. Além do modelo básico, também será possível adquirir o Nokia X+ (que conta com mais espaço interno e custa 99 euros) e o modelo XL, que apresenta uma tela de 5 polegadas e será vendido por 109 euros.

Somente uma fração do MWC 2014

Os produtos apresentados pela LG, Sony e Nokia são somente uma pequena fatia do que o MWC 2014 tem a oferecer ao público em matéria de novidades. Fique ligado no Tecmundo para conferir as novidades que outras empresas do ramo, como Samsung, Huawei, Lenovo e Intel, têm a apresentar.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.