Android: como proteger seus apps para nenhum bisbilhoteiro ter acesso

Imagem de: Android: como proteger seus apps para nenhum bisbilhoteiro ter acesso

Você poderá escolher entre duas opções de senha. (Fonte da imagem: Reprodução/PlayStore)

A privacidade é um dos direitos mais fundamentais e valiosos que uma pessoa pode ter. E quando o assunto da vez relaciona-se a plataformas móveis e aplicativos pessoas, o termo em questão ganha ainda mais destaque.

Fato é que não é raro notar a violação de segurança em apps: mensagens pessoais trocadas via WhatsApp, por exemplo, podem ser checadas por um ou outro bisbilhoteiro de plantão, informações de email ou até mesmo o progresso em um jogo podem ser também dados acessados por sujeitos enxeridos.

O sistema Android oferece diversas opções de segurança contra a violação do aparelho por terceiros, é verdade. Mas desbloquear a tela ao digitar uma senha numérica ou fazer um desenho poligonal qualquer com a ponta dos dedos pode nem sempre garantir segurança aos donos de smartphones ou tablets. Então que tal construir mais uma barreira contra a invasão de seus aplicativos?

Instale um app gratuito em seu Android, insira suas aplicações pessoas à lista de proteção desta ferramenta e faça com que sua privacidade seja assegurada. Veja só:

Passo 1 – Instale o aplicativo

Acesse a PlayStore e busque pelo app ZDlock. Se você acompanha esta página através de seu mobile, basta clicar sobre o botão de download inserido logo acima deste parágrafo. Prossiga com a instalação tradicional do aplicativo e siga então adiante.

Atenção: ZDlock requer o uso de versões Android 2.0 ou superiores.

Passo 2 – Tipo de senha e pergunta de segurança

Ao iniciar o aplicativo, dois botões serão exibidos pela primeira tela de ZDlock. Se você deseja usar uma sequência numérica como senha de desbloqueio a seus aplicativos, pressione então a opção “Number”. Se desenhar uma figura qualquer com a ponta dos dedos é seu estilo de senha favorito, toque sobre “Pattern”. Em nosso caso, optamos pelo uso de uma senha composta por números.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Em seguida, uma pergunta de segurança poderá ser respondida. Esta opção é válida em casos de perda ou esquecimento de senha. Clique sobre a seta azulada localizada ao lado da pergunta “Onde você nasceu?” para visualizar mais opções de questões e as responda em até 50 caracteres no campo seguinte.

Passo 3 – Bloqueie aplicativos pessoais

Esta é a última etapa de ajustes de ZDlock. Após inserir uma sequência numérica ou um desenho qualquer por meio do recurso “Pattern”, basta selecionar os aplicativos que deverão ser bloqueados pelo app de segurança.

A tela seguinte desta ferramenta vai exibir todas as extensões instaladas em seu smartphone ou tablet Android. Apenas toque sobre eles para movê-los à coluna “Bloqueado” e pronto. Sempre que o aplicativo selecionado nesta etapa for ativado por um usuário qualquer, a senha cadastrada (Passo 2) pelo usuário original do mobile será solicitada.

(Fonte da imagem: Reprodução/PlayStore)

Para remover um ou outro aplicativo da lista “Bloqueado”, o mesmo procedimento deverá ser executado: apenas clique sobre o app que não exigirá mais a senha cadastrada. Mais opções de configuração (como alteração de senha, por exemplo), podem ser consultadas a partir de um toque sobre os três pontos localizados à direita do canto superior da tela.

....

Esta é uma opção realmente palatável a quem deseja proteger ainda mais aplicações pessoais em um aparelho Android. A possibilidade de escolher entre dois tipos de senha (numérica ou em forma de desenho) somada à exibição de uma interface intuitiva são certamente aspectos que fazem de ZDlock uma ferramenta ideal a quem busca um app fácil de usar que proporcione privacidade e segurança.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.