Twitter anuncia novo encurtador de URL e regras para aplicativos

Imagem de: Twitter anuncia novo encurtador de URL e regras para aplicativos

Visando ampliar a segurança de seus usuários, o Twitter resolveu aplicar regras mais rígidas para os aplicativos que desejam interagir com o microblog. Além disso, a partir de agora, um novo encurtador de URL será testado, para impedir que você clique em links mal intencionados.

Todos os usuários do Twitter receberam um email – em inglês – especificando as alterações e o que isso muda na experiência do usuário. Confira as principais informações:

Aplicativos sem senha

A primeira grande mudança é que os aplicativos (desde clientes desktop, até sites de informação e aplicativos para smartphones) devem passar por um novo serviço de autenticação chamado OAuth.

Esta tecnologia permite que eles acessem sua conta do Twitter sem pedir sua senha, não podendo armazenar suas informações. Da mesma forma, se você modificar sua senha, não será necessário inseri-la novamente em cada aplicativo cadastrado.

Twitter

Sua lista de aplicativos autorizados pode ser encontrada nas configurações de seu perfil. Clique em “Settings” (Configurações) e em seguida “Connections” (Conexões). Nesta página, você pode desautorizar todos os aplicativos que não quer mais utilizar.

URLs mais seguras

Por conta dos apenas 140 caracteres que podem ser utilizados, os usuários do Twitter estão habituados a recorrer a serviços que encurtam os links, sobrando, assim, mais espaço para escrever.

No entanto, o usuário não tem como ver o link real em qual está clicando e pode, dessa forma, acessar sites e links com malwares. Para evitar esse problema, o Twitter começa a inserir um novo encurtador de URL, o t.co.

Twitter

Ele deixará uma parte do link à vista para que o usuário saiba no que está clicando. Além disso, antes de ser direcionado para o site, você passa por um serviço do próprio Twitter que vai verificar se o link é seguro ou não.

Este serviço vai ser utilizado até mesmo por aplicativos terceirizados, como Seesmic e TweetDeck. Segundo os administradores, até o final do ano, esse formato mais seguro de URL deve estar presente para todos os usuários do Twitter.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.