Spike Lee é um dos maiores cineastas de sua geração. O diretor, muito politizado, quase sempre consegue emplacar roteiros que trazem discussões bastante pertinentes à época em que vivemos. Agora, sua parceria com a Netflix traz aos assinantes o filme Destacamento Blood (Da 5 Bloods), que segue quatro veteranos da Guerra do Vietnã como protagonistas. 

A trama apresenta Paul (Delroy Lindo), Otis (Clarke Peters), Melvin (Isiah Whitlock, Jr.) e Eddie (Norm Lewis), além do filho de Paul, David (Jonathan Majors), retornando ao país asiático quase 50 anos depois dos eventos que marcariam para sempre a história dos Estados Unidos. 

As discussões em torno do racismo e do patriotismo se mostram bastante presente no lançamento da Netflix, mostrando, inclusive, como aquele mal ainda está muito enraizado na cultura norte-americana.

Pensando nessas temáticas e nos horrores da guerra, montamos uma lista repleta de filmes parecidos com Destacamento Blood para você conferir!

Apocalypse Now

 

A famosa adaptação de O Coração das Trevas, de Joseph Conrad, no contexto da Guerra do Vietnã é considerado por muitos a obra prima de Francis Ford Coppola, mesmo com o sucesso de O Poderoso Chefão

O longa, que, inclusive, quase não conseguiu ser concluído devido a diversos problemas de produção, é um épico que merece ser visto e apreciado justamente por sua carga dramática extrema e as cenas bem filmadas. 

A obra, que conta com Martin Sheen, Marlon Brando, Robert Duvall, Laurence Fishburne e Dennis Hopper no elenco pode ser assistida no serviço de streaming do Mubi.

Beasts of no Nation

 

O drama original da Netflix, lançado em 2015, integrou a mostra da 72ª edição do prestigiado Festival de Veneza. O projeto, dirigido por Cary Fukunaga e baseado no livro de Uzodinma Iweala, apresenta como protagonista um garoto que vive uma realidade bastante complexa em meio a uma guerra civil na parte ocidental do continente africano. 

Nessa perigosa trama política, Agu (Abraham Attah) é obrigado a se aliar a um grupo de mercenários encabeçados pelo personagem de Idris Elba depois de fugir e ver seu irmão ser morto. 

As discussões que o filme provoca são bastante necessárias e ele pode ser conferido na plataforma da gigante do streaming.

Operação Fronteira 

 

Lançado recentemente, Operação Fronteira se tornou um dos filmes mais assistidos da Netflix justamente por conta de sua trama envolvente. O longa apresenta o líder (Ben Affleck) de um grupo de veteranos de guerra dispostos a realizar uma missão bastante perigosa na floresta amazônica.

O tesouro de Sierra Madre

 

O clássico dos anos 1940 se conecta espiritualmente com o novo filme de Spike Lee por conta de alguns pensamentos expostos nos dois longas. Estrelado por Humphrey Bogart, a obra apresenta um grupo de garimpeiros no deserto mexicano dos anos 1920, enquanto eles buscam ouro.

Entretanto, aos poucos, a ganância vai fazendo com que todos travem alguns conflitos bastante perigosos. Infelizmente, o filme só está disponível na HBO Max, que ainda não tem data de lançamento no Brasil.

Milagre em St. Anna

 

Por fim, uma outra obra bastante relevante de Spike Lee que também é um drama sobre as dores da guerra. O longa de 2009 apresenta soldados negros da 92ª Divisão de Infantaria que servem na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. 

O conflito se dá justamente por eles acreditarem que estão lutando por um país cuja índole é destratar sua raça. Quem ficou curioso pode alugar o filme pela Amazon Prime Video gringa.

Gostou da lista? Deixe mais títulos interessantes e parecidos com Destacamento Blood nos comentários!

Texto escrito por Matheus Rocha da Silva via Nexperts.