Google e Apple bloqueiam títulos que se aproveitam da onda de Flappy Bird

Imagem de: Google e Apple bloqueiam títulos que se aproveitam da onda de Flappy Bird

(Fonte da imagem: Reprodução/CyberProtector)

A saga de Flappy Bird ganhou mais um novo capítulo. Depois de o jogo do vietnamita Dong Nguyen ter sido removido das lojas por decisão do próprio desenvolvedor, uma série de títulos “inspirados” (ou descaradamente copiados) no game apareceu para download – com nomes como “Splashy Fish”, “Flappy Fish”, “Flappy Wings”, “Flippy Flappy Bird”, “Floppy Bird” e “Fly Birdie - Flappy Bird Flyer”.

Todos estão claramente tentando pegar uma carona na popularidade de Flappy Bird, especialmente agora que o original desapareceu para sempre das lojas de aplicativos. Porém, tudo indica que a Apple e Google estão tomando medidas para conter a proliferação de clones do título vietnamita e barrando a submissão de jogos similares na App Store e na Play Store, respectivamente.

O desenvolvedor Ken Carpenter da empresa Mind Juice Media relatou, através da sua conta no Twitter, que seu jogo Flappy Dragon foi rejeitado pela Apple e que a companhia queixou que seu título tentava se aproveitar da popularidade de outro aplicativo. A Google também impediu a submissão do game na Play Store, mas não justificou a sua decisão para Carpenter.

Outra empresa desenvolvedora, a Mad Garden, também recebeu o mesmo tratamento pelas lojas de aplicativos ao tentar enviar o game FlapThulhu: Flappy Madness. Outras companhias têm expressado o mesmo descontentamento em inscrever seus projetos na App Store e na Play Store.

Na onda dos pássaros

Essa medida de restrição a títulos similares em nome e aparência a Flappy Bird é bastante rara para a Apple e a Google, as quais em geral fazem vista grossa para casos como esses, que não exatamente quebram qualquer lei de direitos autorais.

Contudo, o maior questionamento dos desenvolvedores é que não há coerência na proibição de certos títulos, enquanto existem muitos clones do game original disponíveis nas duas lojas de aplicativos citadas acima.

Outra questão apontada por essas companhias, frustradas em suas tentativas de popularizar seus apps na onda do Flappy Bird, é que a justificativa de que estariam tentando se aproveitar de um jogo de sucesso é errada, pois o game vietnamita não é mais comercializado.

Pelo bem ou pelo mal, esses desenvolvedores continuam tentando submeter seus produtos com nomes diferentes; no lugar de “flappy”, alguns apostam em variações como “jumpy”, para serem aceitos pelos censores da Apple e da Google.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.