2014 é o ano dos eventos esportivos e também do spam

Imagem de: 2014 é o ano dos eventos esportivos e também do spam

Algumas reproduções de emails interceptados pela SecureList (Fonte da imagem: Reprodução/SecureList)

O spam é um velho conhecido dos usuários da web, mas ainda há muita gente que tenta aplicar golpes por esse meio pelo simples fato de que muitas pessoas ainda são seduzidas na artimanha dos criminosos dessa forma. A mais recente prova disso é o relatório da SecureList, que aponta os eventos esportivos deste ano como principais temas para os spammers, especialmente a Copa do Mundo que acontece no Brasil nos próximos meses.

A empresa de segurança alerta para o uso de imagens oficiais e até endereços de email com domínios aparentemente de propriedade do governo brasileiro ou da FIFA. Pequenos detalhes como o “.com” em vez do “.gov” são o suficiente para desmascarar as fraudes. A SecureList afirma que tem interceptado emails oferecendo prêmios relacionados ao campeonato mundial de futebol, como viagens e ingressos gratuitos, possibilidade de inscrição para concorrer essas vantagens e muitos outros. Isso estaria sendo disseminado em praticamente todo o globo.

Fraude pede para vítima imprimir ingresso via link (Fonte da imagem: Reprodução/SecureList)

Normalmente, esses golpes ou oferecem um link para “resgatar” prêmios ou se inscrever para concorrer a eles. A partir disso, praticamente qualquer coisa pode acontecer, desde o download de softwares para roubo de dados bancários até a instalação de programas espiões mais abrangentes. Há relatos de arquivos que inclusive infectam dispositivos USB e começam a se espalhar depois de baixar anexos desses spams.

A SecureList recomenda atenção ao lidar com emails de fontes desconhecidas. Fora isso, podemos dizer que o bom senso é o que deve imperar nessas situações, sendo ninguém jamais vai sortear uma pessoa para prêmios como esses sem que ela nunca tenha se cadastrado para qualquer coisa do tipo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.