É dia pro bono no Gray Sloan Memorial, no 18º episódio da 16ª temporada de Grey’s Anatomy, também conhecido como "Give a Little Bit". Os médicos estão tratando todos de graça por causa dos ganhos ilícitos de Koracick na semana passada. Um dos casos pro bono, no entanto, pode custar a DeLuca sua carreira cirúrgica.

Quando o episódio começa, Meredith se prepara para supervisionar 25 cirurgias em 12 horas  graças à doação que Koracick recebeu do bilionário Griffin Ford no último episódio.

(Fonte: Bonnie Osborne/ABC/Reprodução) ABC/Reprodução

Um dos pacientes é uma adolescente chamada Cindy. Quando DeLuca examina a hérnia abdominal da paciente, ele recebe vibrações ruins da mulher que se apresenta com Opal, uma tia da jovem. Ele chama Bailey e diz a ela que Cindy se encaixa no perfil de vítima de tráfico de crianças, mas Bailey não compartilha suas suspeitas. 

Então, DeLuca acaba levando a garota aos arredores do hospital para fugirem da tia dela, com o objetivo de tentar esconder Cindy. Quando Opal os alcança, DeLuca usa o código do hospital para uma situação na qual um membro da equipe está em perigo. Ele pede a seus colegas que deem os braços e cerquem Opal, mas Meredith, Bailey e muitos outros cirurgiões cercam ele.

(Fonte: Gilles Mingasson/ABC/Reprodução) ABC/Reprodução

Bailey, humilhada pelo comportamento de DeLuca, promete suspendê-lo. Meredith pede a DeLuca que aceite a suspensão. Ela diz que ainda o ama; afinal, ele foi preso por ela, a salvou de si mesma e ela não quer que a história dele termine assim. 

DeLuca tentar negociar: ele aceitará se ela denunciar Opal à linha direta nacional de tráfico, e ela aceita. No fim do episódio, DeLuca está acelerando sua moto enquanto Bailey diz à Meredith que Cindy e Opal não estão em lugar algum; por isso está preocupada que DeLuca estivesse certo o tempo todo.

Fonte: Gilles Mingasson/ABC/Reprodução) ABC/Reprodução

Todo esse tumulto atrapalhou seriamente a agenda de Meredith, por conta disso os outros pacientes e seus entes queridos estão ficando com raiva. Então, Meredith, tendo descoberto que Koracick recebeu o dinheiro mentindo, anuncia que prolongará o dia pro bono até que todos sejam tratados e que o hospital realizará essa ação uma vez por mês. Koracick não está muito satisfeito.

Depois, Amelia encontra Owen e Teddy na sala de estar e deixa escapar que Link é o pai de seu bebê. 

(Fonte: Bonnie Osborne/ABC/Reprodução) ABC/Reprodução

No final do episódio, Owen encontra Teddy chorando do lado de fora do hospital e questiona-a sobre o porquê daquela tristeza. Ela mente sobre o motivo, dizendo que teve um caso difícil naquele dia. 

Link reflete sobre uma oferta de emprego: os Seattle Mariners o querem como médico da equipe, mas o posto o levaria longe de casa por meses, então ele hesita, pois agora sabe que será pai. Ele recomenda Nico, que aceita sem consultar Schmitt.

Schmitt confronta Nico sobre seu egoísmo. "um relacionamento exige sacrifício e compromisso, e eu sou o único que faz isso", diz Schmitt. Nico diz que espera que Schmitt encontre alguém que possa fazer isso por ele também. 

Texto escrito por Luís Costa via Nexperts.