O episódio 5x05 de Outlander, intitulado “Perpetual Adoration”, teve um ritmo lento, com Claire finalmente “inventando” a penicilina, porém, surpreendeu o público com Jamie assassinando Knox.

(Fonte: Starz/Reprodução)
(Fonte: Starz/Reprodução)

Jamie e Fergus chegam à Hillsborough. Ao se encontrar com Knox, Jamie recebe a notícia que o governador Tryon pretende perdoar todos os líderes dos Reguladores e que a milícia pode ser desfeita. 

Com isso Jamie poderia ir embora para sua casa. Knox fica decepcionado com as novidades. Ele havia dedicado seu tempo em busca de Murtagh Fitzgibbons, o qual ele gostaria de ver enforcado. Ele descobriu que Murtagh esteve preso em Ardsmuir. Ele pede acesso a uma lista — que está a caminho — com todos os nomes dos homens que vieram para a Carolina do Norte e que poderiam ou não ter ajudado e abrigado Murtagh. 

Jamie fica tenso, pois sabe que seu nome está nesta lista e, com isso, seu apoio à Murtagh pode acabar vindo à tona.

Pouco depois, a mensagem do governador recebe uma atualização que deixa Knox empolgado. Todos serão perdoados, menos Murtagh, que poderá ser enforcado. Jamie decide ir para casa, mas Knox continuará sua caça à Murtagh.

À noite, Jamie visita Knox para se despedir e retornar para casa. Knox demonstra apreço por Jamie, considerando-o um bom amigo e declarando que sentirá falta dele. Com a situação, Jamie resolve revelar que Knox encontrará seu nome na lista da prisão de Ardsmuir e que Murtagh é seu padrinho. 

Knox sente-se triste e traído pelo seu — até então — melhor amigo e acusa Jamie de sabotar sua missão desde o início e exige que ele entregue Murtagh. Jamie tenta argumentar sobre a sua família ser sua prioridade. No entanto, Knox não aceita e Jamie acaba se vendo obrigado a dar um fim no assunto antes que acabe se tornando público e surpreendentemente estrangula Knox até a morte! 

Jamie fecha a saída da chaminé da casa para que pareça que Knox tenha morrido em um incêndio.

Em sua fuga, Jamie encontra um pequeno gato, que ele batiza de Adso e dá de presente para Claire, que com sua penicilina, consegue operar com sucesso Kezzie e Josiah.

Roger encontra a joia que Bennet deu à Bree. Roger reconhece a joia e confronta Bree sobre ela. Ela acaba contando que recebeu a joia em Wilmington ao contar para Bennet que seu filho era dele. Roger fica chocado e grita com Bree para saber quem é o verdadeiro pai de Jemmy.

Após uma conversa com Claire, Roger acaba pedindo desculpas à Bree.

Texto escrito por Marcelo de Morais via Nexperts.