Chrome receberá extensões com menu contextual em breve

Imagem de: Chrome receberá extensões com menu contextual em breve

As extensões são – para muitos usuários – uma das maiores forças dos navegadores. Tanto isso é verdade que até o Internet Explorer já entrou na onda. A possibilidade de complementar as o funcionamento do browser durante a navegação garante ao usuário maior controle de como as coisas acontecem em seu sistema, além de oferecer opções extras de configuração.

O Google Chrome tem mais uma novidade sobre as suas extensões. O menu contextual – acessado com o clique direito do mouse – em breve passará a ter entradas relativas aos complementos, graças à programação que está em fase de testes pela equipe de desenvolvimento do Chromium (versão de código livre do navegador de Mountain View).

Segundo o blog oficial do projeto, A versão Beta mais recente do Google Chrome já permite a utilização da “Context Menu API”. Com ela, um desenvolvedor que deseje ter uma entrada no menu contextual para executar sua extensão poderá fazê-lo facilmente.

Menu contextual com entradas de extensão em subgrupo

Fonte: The Chromium Blog

Quem desenvolve várias extensões, ou complementos com muitas funções pode agrupar cada entrada do menu em um subgrupo, como o pessoal da Google fez.

APIs em fase experimental

Além da API para os menus contextuais, duas outras interfaces para complementos também foram anunciadas, ainda que em caráter experimental.

A “Omnibox API” permite aos desenvolvedores integrar extensões com o campo de endereços do navegador – também responsável pela execução de pesquisas em diversos serviços como o próprio Google ou a Amazon, por exemplo.

O outro dispositivo anunciado é a “Infobar API”, que garante acesso à barra de notificações do Google Chrome. Com isso, vários complementos do navegador poderão deixar de exibir janelas pop-up, utilizando elementos padronizados do navegador.

Ambas as APIs permitirão que os desenvolvedores se preocupem também com a experiência de navegação no Google Chrome, além das funcionalidades extras levadas pelo código que desenvolverem.

Agasalho de presente

A quantidade de extensões criadas para o Google Chrome desde o lançamento do programa é estonteante. Ainda que não tenha a mesma disponibilidade de complementos que o Mozilla Firefox, por exemplo, o navegador da Google tem conquistado espaço de maneira estável e contínua.

Agasalho das Google Chrome Extensions

Fonte: The Chromium Blog

Para agradecer aos desenvolvedores –responsáveis por grande parte dessa aceitação – a Google pede que qualquer um que crie uma extensão os avise neste link. Se o complemento agradar, o responsável pelo código receberá, gratuitamente, o agasalho oficial das “Google Chrome Extensions”.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.