A premiação Tokyo Anime Award Festival (TAAF) anunciou nesta quinta-feira (06) os vencedores de melhores animes de 2020. Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba levou o prêmio de Anime do Ano para TV, enquanto Weathering With You venceu como Anime do Ano em formato de filme.

Já na divisão de prêmios individuais, os vencedores foram:

Koyoharu Gotouge (Melhor Roteiro Original, por Demon Slayer)
Makoto Shinkai (Melhor Diretor, por Weathering with You)
Akira Matsushima (Melhor Design de Animação, por Demon Slayer)
Mikiko Watanabe (Melhor Direção de Arte, por Violet Evergarden: Eternity and the Auto Memories Doll)
Yuki Kajiura (Melhor Música, por Demon Slayer e Sword Art Online: Alicization)

A premiação ainda conta com outras categorias especiais. Dentre elas está a Anime Fan, definida por votação online. Nesse caso, o público escolheu como vencedor o título Uta no Prince-sama: Maji Love Kingdom.

Durante a cerimônia, ainda serão entregues os prêmios por reconhecimento de carreira, que conta com vários nomes consagrados, como Pokémon Túmulo de Vagalumes.

TAAF: Demon Slayer e Weathering With You vencem como melhores animes
Cena de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba (2019), grande vencedor do festival de 2020. (Fonte: IMDb)

Como funciona a premiação?

O TAAF é um festival internacional de animação, organizado pela Association of Japanese Animations e por comitê próprio, formado por profissionais da indústria de anime, como produtores, diretores e designers de animação. Essa equipe é responsável por criar uma lista dos indicados e selecionar os vencedores.

No evento de 2020, de um total de 439 animes — incluindo animações estrangeiras —, exibidos entre 14 de outubro de 2018 e 30 de setembro de 2019, a lista foi composta por 100 títulos, com 20 longas-metragens e 80 produções para a televisão.

O objetivo do evento é coletar e exibir obras de alta qualidade com aspectos de originalidade, emoção e inspiração, sobretudo ao público e criadores. Dessa forma, ainda busca cultivar novos talentos, contribuir para o desenvolvimento e promover a cultura da indústria do segmento.

A cerimônia oficial está marcada para acontecer entre 13 e 16 de março, no Japão.

Texto escrito por Ricardo de Carvalho Isídio via Nexperts.