Conheça todas as mascotes do Ubuntu

Imagem de: Conheça todas as mascotes do Ubuntu

O Ubuntu tem crescido muito desde quando foi lançado em outubro de 2004. A distribuição mais famosa de Linux é baseada no Debian e tem feito muito sucesso por ser uma das distros mais agradáveis ao usuário que resolve migrar de outros sistemas operacionais.

A cada seis meses o Ubuntu ganha uma nova versão final, com algumas modificações para aumentar a segurança e a facilidade de uso do usuário, bem como a capacidade do sistema de se adaptar a diversas formas de uso.

Cada nova versão ganha um codinome, um apelido carinhoso que facilita a identificação da versão do sistema, além, é claro, dos números padrões para todos os softwares. Os apelidos do Ubuntu são sempre de animais e se você ainda não tinha visto toda esta bicharada reunida , a hora é agora!

Warty Warthog

Facóquero

Facóquero. Foto: Ikiwaner

A versão de lançamento (4.10) do Ubuntu se chamou Warty Warthog ou, traduzido para o português, Facóquero Enverrugado. Facóquero é também conhecido como javali-africano e tem o visual bastante semelhante ao de um javali tradicional e ao do porco, pois são todos da mesma família.

As verrugas são suas principais características, daí o adjetivo “enverrugado” adicionado ao nome da versão de estreia do Ubuntu. Os facóqueros vivem na região norte da África, ao sul do deserto do Saara e são animais que vivem bem em locais com altas temperaturas e clima seco.

Hoary Hedgehog

Ouriço

Ouriço. Foto: Gibe

O segundo lançamento do Ubuntu (versão 5.04) foi o Hoary Hedgehog, traduzido livremente para Ouriço Grisalho. O Sonic, um dos personagens mais famosos do mundo dos jogos, é um ouriço azul, mas a mascote do Ubuntu é um pouco diferente e possui espinhos que dão a impressão de um cabelo grisalho.

Existem ao todo 16 espécies de ouriços espalhados por quatro continentes diferentes (Europa, África, Ásia e Oceania). Eles são bichinhos que se alimentam de insetos e possuem hábitos noturnos, uma característica que desenvolveram ao longo de milhares de anos de evolução.

Breezy Badger

Texugo

Texugo. Foto: Jonathunder

Depois do ouriço, um texugo. A versão 5.10 do Ubuntu ganhou o apelido de Breezy Badger ou Texugo Jovial (tradução livre). Estes simpáticos animais são parentes de bichos como o furão e a lontra, estão divididos em oito espécies e podem ser encontrados na Europa, na Ásia, na África e na América do Norte.

Eles são onívoros (comem de tudo), vivem em tocas e seu modo de vida varia de acordo com a família genética a que pertencem.  Apesar da aparência dócil, eles podem ser animais ferozes para defender seus filhotes.

Dapper Drake

Pato

Pato. Foto: Ischa1

Pato Macho Altivo: foi este o nome dado à versão 6.06 do Ubuntu, lançada em 1º de junho de 2006. Dapper Drake é qualquer pato macho, aqueles bichinhos simpáticos que nadam tranquilamente por lagoas e possuem várias representações famosas no mundo dos desenhos, como o Pato Donald, tio Patinhas, Patolino e Pluck.

Edgy Eft

Tritão

Tritão. Foto: Patrick Coin

A versão 6.10 do Ubuntu foi apelidada de Edgy Eft ou Tritão Irritável. Tritão é um anfíbio da família das salamandras e tem um corpo muito parecido com o das lagartixas que aparecem no verão em várias casas do Brasil.

Eles são encontrados em toda a Ásia, América do Norte, Europa e norte da África. Todo animal pertencente à subfamília Pleurodelinae (família Salamandridae) é um tritão.

Feisty Fawn

Cervo

Cervos. Foto: Domínio público.

Quem viu Bambi, o cervo alegre e simpático do desenho da Disney, conheceu um animal bem diferente da mascote da versão 7.04 do Ubuntu: Feisty Fawn significa Cervo Mal-Humorado. São cervos animais como veados, alces, caribus e corças, estes bichos são famosos por sempre terem sido caçados, seja na vida real ou na ficção.

Eles estão presentes nas Américas, na Europa e na Ásia, ou seja, só não existem cervos na África e na Oceania. São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se somente de plantas como folhas e frutas.

Gutsy Gibbon

Gibão

Gibão. Foto: Matthias Trautsch

A versão 7.10 do Ubuntu ganhou uma mascote corajosa, o Gibão Raçudo. Gibão é um primata que vive aproximadamente 32 anos e habita algumas regiões úmidas do continente asiático. Eles são característicos por seus braços longos, que permitem mais agilidade na hora de saltar dos galhos.

Um gibão se alimenta de folhas, frutas, insetos, aves e ovos e dificilmente desce ao chão. Eles vivem em grupos pequenos, de cinco ou seis animais, normalmente composto por um casal e suas crias.

Hardy Heron

Garça

Garça. Foto: Nunop

Garça Audaz é o apelido da versão 8.04 do Ubuntu e outro animal conhecido surge como mascote da distribuição de Linux mais popular do mundo. As garças são animais que podem ser encontrada em todos os continentes, exceto na Antártida. No Brasil, muitas garças vivem no Pantanal.

Intrepid Ibex

Íbex

Íbex. Foto: Nino Barbieri

A mascote da versão 8.10 é o Íbex Intrépido. Íbex é uma cabra selvagem que vive em regiões montanhosas dos Alpes europeus. Os machos da espécie alcançam até um metro de altura, podem chegar a pesar 100 Kg e somente eles possuem chifres.

Machos e fêmeas das cabras Íbex vivem em manadas separadas e se unem somente em épocas de reprodução.

Jaunty Jackalope

Jackalope ao centro

Jackalope ao centro. Foto: Domínio Público.

Um suposto cruzamento entre uma lebre e um antílope resultaria na mascote da versão 9.04 do Ubunto. Lebrílope Vistosa, o apelido escolhido pelos desenvolvedores para a versão lançada em 23 de abril de 2009, é um animal folclórico estadunidense resultado da cruza entre um “jackrabbit” (lebre) e “antelope” (antílope), daí o nome “jackalope”.

Há quem diga que o jackalope surgiu na cultura dos EUA por meio das pessoas que viram lebres infectadas com um papiloma vírus que fazia crescer tumores em forma de chifres em diversos locais da cabeça do animal. Contudo, estas misturas de animais estão presentes em várias culturas, como a quimera grega, um leão com cabeças de dragão e cabra.

Karmic Koala

Coala

Coala. Foto: Cody Pope

Coala do Carma, este é o animal escolhido como mascote para a versão 9.10 do Ubuntu. Um dos animais símbolos da Austrália ao lado do canguru, o coala também é um mamífero marsupial, espécies cujas fêmeas possuem uma bolsa na qual gerem e carregam seus filhotes nos primeiros meses de vida.

Lucid Lynx

Filhote de lince

Filhote de lince. Foto: Bernard Landgraf

A versão atual do Ubuntu é a Lucid Lynx ou, em tradução livre, Lince Lúcido. Linces são gatos selvagens parecidos com a nossa onça pintada. Eles vivem na América do Norte, na Europa e na Ásia, possuem rabo curto e normalmente a pelagem amarela cheia de pintas pretas.

Eles pesam até 30 Kg e apesar de não serem muito grandes, possuem patas largas e pelos espessos, recursos para melhor adaptação à sua vida sobre a neve nas épocas mais frias do ano.

Maverick Meerkat

Suricatos

Suricatos. Foto: Ashleigh Thompson

Suricate Sem Dono, este é o apelido da próxima versão do Ubuntu cujo lançamento está programado para outubro de 2010. Suricate é a espécie de outro personagem bastante famoso do mundo Disney: o Timão, companheiro do javali Pumba, na série de desenhos O Rei Leão.

Estes bichinhos, naturais do deserto de Kalahari, no sul da África, são baixinhos (com cerca de 50 cm de altura) e pesam em média 1 Kg. Eles vivem em colônias de até 40 membros e possuem hábitos diurnos. Estudos indicam que os suricatos possuem uma complexa estrutura social e até mesmo uma linguagem própria.

Natty Narwhal

Narval

Narval. Foto: Glenn Williams

O Ubuntu Maverick Meerkat (versão 10.10) ainda nem foi lançado e a comunidade de desenvolvedores do Ubuntu já trabalha em seu substituto, o Ubuntu Natty Narwhal (versão 11.04). O (por enquanto) último animal desta série é a Narval Elegante, uma espécie de baleia que vive no ártico e possui um único chifre.

Como é de se esperar de uma baleia, os narvais são animais grandes e atingem entre 4 e 5 metros de comprimento, pesando em média 4,5 toneladas. Os machos da espécie possuem chifres de marfim, o que faz dele um alvo bastante procurado por caçadores devido ao seu grande valor comercial.

. . . . .

Você conheceu todo o “panteão” de mascotes do Ubuntu e aprendeu algumas informações sobre cada um deles. Logo, logo, esta família cresce, afinal, o Ubuntu é atualizado duas vezes por ano. Não deixe de registrar sua opinião nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.