Novo chip da IBM promete internet de 400 Gbps

Imagem de: Novo chip da IBM promete internet de 400 Gbps

(Fonte da imagem: Divulgação/IBM)

Conforme os relatórios da Akamai, o país que tem as conexões mais rápidas do mundo é a Coreia do Sul, que fica no topo do ranking com uma velocidade média de 22,1 Mbps.

Isso já parece rápido, comparado ao que muitos brasileiros utilizam. O projeto Google Fiber vai além e pode oferecer velocidade de até 1 Gbps, algo inimaginável para os meros mortais.

Se isso já parece muito veloz, o mais recente avanço da IBM pode surpreender o mundo. De acordo com a notícia da ZDNet, a companhia apresentou recentemente, na Suíça, um protótipo de um ADC (conversor de sinal analógico para digital) que pode alcançar a incrível velocidade de 400 Gbps.

Apesar de ser absurdamente insana, essa conexão não é exatamente desnecessária. Ela poderia servir perfeitamente para a galera do torrent fazer a festa, mas a verdade é que a IBM desenvolveu ela pensando em propósitos que realmente tenham tal demanda.

A principal ideia é que esse chip (vários deles) possam servir para garantir a transmissão de dados do Square Kilometre Array, um sistema telescópio que vai usar mais de 1 exabyte (mais de 100 bilhões de gigabytes) de banda diariamente. Os componentes ADC da IBM serão produzidos com tecnologia de 32 nm em uma fábrica em East Fishkill, Nova York.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.