Samsung lança oficialmente seu Chromebook fabricado no Brasil

Imagem de: Samsung lança oficialmente seu Chromebook fabricado no Brasil

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A Samsung acaba de lançar oficialmente no mercado brasileiro a versão nacional do seu Chromebook, que traz o Chrome OS em português e tem fabricação aqui no Brasil. Outros diferenciais são seu teclado completamente no nosso idioma e o armazenamento na nuvem de até 100 GB gratuitos por dois anos, por meio do Google Drive.

Segundo a fabricante, é importante destacar que o dispositivo não é um notebook, mas sim configura uma nova categoria de produtos. O gadget conta com 16 GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos por meio do uso de cartões SD – além do espaço na nuvem já citado. Os usuários poderão utilizar os aplicativos pré-instalados ou baixar apps adicionais por meio da Chrome Web Store; os jogos rodam remotamente por streaming.

O aparelho conta com uma bateria com até 7 horas de duração e pesa 1,1 kg. Com 1,75 cm de espessura, 29 cm de largura e 20,9 cm de altura, ele foi feito para se adequar às necessidades de quem busca um dispositivo rápido e portátil para estar sempre conectado à internet, especialmente estudantes. Vale ressaltar, no entanto, que a ligação com a web não é um requisito para o funcionamento do Chromebook, que possui capacidades offline.

Especificações técnicas

  • Processador: Samsung Exynos 5 Dual (1,7 GHz, 1 MB L2 Cache);
  • Sistema operacional: Google Chrome OS;
  • Memória RAM: 2 GB DDR3L 800 MHz (sem slots adicionais);
  • Tela: display antirreflexivo LED de 11,6 polegadas;
  • Resolução: HD (1366x768);
  • Alto-falantes: 3 watts estéreo (1,5 watts x 2);
  • Câmera: Sim (VGA);
  • Armazenamento: 16 GB e.MMC iNAND (100 GB no Google Drive grátis por dois anos);
  • Comunicação: Bluetooth e placa de rede wireless (802.11 bg/n 2x2);
  • Portas: HDMI, combo entrada de microfone e saída de fone de ouvido, 1 x USB 3.0, 1 x USB 2.0, leitor de cartões 3 em 1 (SD, SDHC e SDXC)
  • Bateria: até 7 horas de duração (duas células de 30 Wh);
  • Dimensões: 29 cm de largura x 36,5 cm de profundidade x 1,75 cm de altura;
  • Peso: 1,1 kg;
  • Garantia padrão: 1 ano.

Um dia após o outro

Da esquerda para direita: Tony Firjam, Paula Costa e Felix Lin (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

De acordo com o diretor de gerenciamento de produto do Chrome OS, Felix Lin, outra das grandes vantagens dos Chromebooks sobre os computadores comuns vem do fato de o software do sistema operacional ser automaticamente atualizado a cada seis semanas, em média, sem a necessidade de qualquer interação do usuário para isso.

Para Lin, a tecnologia do aparelho faz com que os updates tragam melhorias perceptíveis para seu funcionamento. “Ao contrário dos dispositivos normais, que vão piorando com o passar do tempo, o Chromebook vai melhorando. Uma pessoa que comprar o gadgets hoje vai contar com o mesmo software de que quem o adquirir no futuro”, ressaltou.

Inicialmente disponibilizado somente com conexão WiFi no Brasil, a Samsung pretende trazer também a versão 3G da máquina no futuro, faltando resolver detalhes com as operadoras e obter as aprovações necessárias de órgãos governamentais. O Samsung Chromebook já pode ser encontrado por R$ 1.099 nas lojas físicas da fabricante, em setores da empresa dentro de grandes varejistas e por meio do comércio online.

Veja mais imagens do Samsung Chromebook na galeria abaixo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.