Cientistas afirmam que podem gerar energia infinita a partir de vibrações

Imagem de: Cientistas afirmam que podem gerar energia infinita a partir de vibrações

(Fonte da imagem: iStock)

A obtenção de energia elétrica ainda é um desafio para muitos pesquisadores. Apesar de hidrelétricas e termoelétricas apresentarem resultados bem interessantes em diversas partes do mundo, é evidente que formas mais limpas de geração energética são necessárias para que toda a demanda por eletricidade seja suprida. E é por isso que cientistas continuam buscando novas formas de fazer isso.

Agora, pesquisadores de Cingapura — da Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa — afirmam terem desenvolvido um novo sistema capaz de gerar nada menos do que “energia infinita”. Isso se deve ao fato de os sistemas, supostamente, terem capacidade para abastecer pequenos dispositivos eletrônicos a partir de baixas vibrações — como as obtidas com a movimentação do produto dentro de uma mochila ou do bolso.

O processo ocorre porque o material utilizado pelos pesquisadores é o Nitrato de Alumínio, que acumula carga de energia quando é submetido a stress mecânico — o que você já viu em vários artigos aqui no Tecmundo sob o nome de piezoeletricidade. Tudo isso seria ideal para fazer com que apenas o movimento natural de uma pessoa fosse capaz de gerar energia para abastecer um aparelho eletrônico portátil.

É preciso dizer que não estamos nos referindo a smartphones ou players de música. Os primeiros passos da pesquisa são para tentar encontrar formas de permitir que usuários de eletrônicos-médicos — marcapassos, por exemplo — não precisem de procedimentos invasivos na troca de baterias de seus aparelhos, uma vez que o sistema permitiria infinitamente a obtenção de energia. Será que no futuro será possível ver isso sendo aplicado efetivamente?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.