Atenção! Este texto contém SPOILERS do episódios 1x07 de The Mandalorian.

Depois de uma pausa na trama para trabalhar arcos secundários, o episódio desta semana de The Mandalorian, The Reckoning (O acerto de contas, em tradução literal), retoma a história principal da série, trazendo de volta personagens como Cara Dune (Gina Carano), Kuill (Nick Nolte) e o droide caçador de recompensas IG-11 (Taika Waititi). Ao mesmo tempo, o penúltimo episódio prepara terreno para encerrar a primeira temporada.

Descobrindo a Força

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

O episódio começa com Greef Carga (Carl Weathers) entrando em contato com o Mandaloriano (Pedro Pascal) para fazer uma aliança temporária entre os dois, em uma tentativa de controlar as forças imperiais, que estão comandando o planeta Nevarro. Apesar de desconfiar das intenções de Carga, o caçador de recompensas aceita a oferta e pede para que Cara Dune e Kuill o ajudem com o plano. A ideia é usar o “bebê Yoda” para atrair o Cliente (Werner Herzog) até uma armadilha.

Enquanto eles se dirigem para Nevarro, o “bebê Yoda” se assusta ao ver o Mandaloriano disputando uma queda-de-braço com Dune e utiliza a Força para fazê-la parar. Com isso, ela fica sem ar, uma vez que sua garganta está sendo fechada pelo pequeno alienígena. Após acalmá-lo, o Mandaloriano e Dune se mostram perplexos com os poderes do bebê, mostrando que eles mesmos não possuem conhecimento suficiente sobre a Força ou sobre os feitos dos Jedi. Ele volta a utilizar seus poderes em Nevarro quando Greef Carga é atacado por algumas criaturas do planeta e, mesmo tendo sido mortalmente ferido, após o “bebê Yoda” encostar no machucado, Carga se recupera como se nada tivesse acontecido.

Mudança de plano

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

Ao chegar na cidade, Carga, que pretendia matar o Mandaloriano e entregar o pequeno alienígena às tropas imperiais, desiste de traí-los. Ter sido salvo na noite anterior fez com que ele não conseguisse condenar a criatura a uma vida de escravidão. Como o planeta está tomado por stormtroopers, eles precisam repensar a estratégia para conseguir derrotá-los enquanto ainda há tempo.

Kuill ficou responsável por levar o “bebê Yoda” à nave. O restante da equipe fica responsável por levar o berço dele, que está vazio, para enganar os inimigos e conseguir chegar até o cliente. Mandaloriano, Cara Dune e Greef Carga se veem em uma situação delicada, pois estão cercados de stormtroopers dentro de uma cantina. O Cliente pede para ver sua recompensa, mas antes que descubra que o berço está vazio, uma mensagem holográfica salva o grupo. Moff Gideon (Giancarlo Esposito), finalmente dá as caras, como o verdadeiro vilão desta temporada, e o responsável pela presença do Império em Nevarro.

O Império Contra-Ataca

(Fonte: IMDb/Reprodução)
(Fonte: IMDb/Reprodução)

O momento é interrompido por uma rajada de tiros vindos de fora da cantina. A destruição toma conta do local, e todos os stormtroopers acabam mortos, assim como o Cliente. O mesmo só não aconteceu com o Mandaloriano, Cara Dune e Greef Carga, pois eles conseguiram se esconder e evitar os tiros. Eles tentam avisar Kuill sobre o ataque, para que ele possa proteger o “bebê Yoda”, mas a mensagem é interceptada e alguns troopers batedores vão até à nave para buscar a recompensa.

A situação do lado de fora é tensa para a equipe. O local está cercado por death troopers, e uma TIE Fighter nova, que traz Gideon. O episódio termina com o vilão se apresentando através de um breve discurso, e com o Mandaloriano, Cara Dune e Greef Carga encurralados. De volta à nave, Kuill foi morto pelos troopers, que agora levam o “bebê Yoda” às mãos do Império.

***

O episódio final da primeira temporada de The Mandalorian será lançado no dia 27 de dezembro.

Este texto foi escrito por Robinson Samulak Alves via nexperts.