Atenção! O texto contém SPOILERS do episódio 10x08 de The Walking Dead, "O Mundo Antes".

Juan Javier Cardenas, ator que interpretou Dante na décima temporada de The Walking Dead e cuja atuação surpreendeu no episódio em que o personagem sofre as consequências por ter matado Siddiq, contou em entrevista como foi sua jornada como o popular personagem dos quadrinhos criado por Robert Kirkman.

O Dante de The Walking Dead é um pouco diferente do Dante dos quadrinhos. Ele chega em Alexandria como um médico, mas na verdade é um infiltrado trabalhando com Alpha e os Sussuradores. Seu objetivo é se tornar parte da comunidade e, pouco a pouco, implantar uma sensação de paranoia entre as pessoas. Quando Siddiq descobriu sua identidade no episódio 10x07, foi imediatamente assassinado por Dante, que não tinha outra escolha. Porém, no episódio 10x08 foi a vez de Dante morrer - o que foi uma surpresa até mesmo para Cardenas!

The Walking Dead: intérprete de Dante comenta destino do personagem (Spoilers)
(Foto: Jackson Lee Davis/AMC)

 

O ator contou que cresceu lendo histórias em quadrinhos e ser parte de uma adaptação como esta era um de seus sonhos para a carreira nas telas. A respeito do quanto ele sabia sobre o personagem antes de começarem a gravações, Juan disse que Angela Kang (a showrunner da série) e os diretores raramente revelavam coisas específicas que Dante faria antes de entregarem o roteiro, e o próprio arco do personagem enquanto agente duplo foi apresentado à ele minutos antes de começarem a gravar seu primeiro episódio na série. O mesmo aconteceu com o inesperado plot-twist da morte de seu personagem. Segundo o ator, este método é efetivo para facilitar um dos maiores desafios na atuação: estar completamente presente em cada momento.

The Walking Dead: intérprete de Dante comenta destino do personagem (Spoilers)
(Foto: Gene Page/AMC)

Ele contou também que sentiu que o auge do personagem foi quando ele disse à Siddiq que "não queria isto", ao se ver obrigado à assassinar o "amigo", pois um lado essencial de Dante foi revelado naquele diálogo. Nada que pudesse mudar seu destino mas que, mesmo assim, trouxe profundidade à esta cena e tornou mais doloroso acompanhar sua morte no episódio seguinte.

O ator considera a morte de Siddiq como um ponto marcante para Dante pois Siddiq seria sua única esperança em criar uma amizade verdadeira, que potencialmente o faria abandonar o raciocínio de que a civilização é uma farsa.

Por fim, sobre Dante morrer esfaqueado pelo Padre Gabriel, Cardenas confessou que foi uma luta complicada de filmar, o cenário lhe parecia ainda mais horripilante pessoalmente, e ele até se machucou um pouco depois de tantas facadas fictícias. Apesar de ser o fim de Dante, ele se divertiu muito na gravação desta cena sangrenta com o colega Seth Gilliam e achou muito interessante como ela pode enriquecer o arco do personagem do Padre Gabriel.

twd 1007 seth gilliam
(Foto: Jace Downs/AMC)

No Brasil, a 10ª temporada de The Walking Dead é transmitida simultaneamente aos Estados Unidos pelo canal FOX.

Por Arantxa Pellicer Meira via nexperts.