Android: 8 emuladores para você cair na jogatina

Imagem de: Android: 8 emuladores para você cair na jogatina

Jogar de graça é um dos maiores sonhos de quem é apaixonado por games. O problema é que, na maior parte das vezes, o que acontece é o contrário: os jogos são caros e os consoles mais ainda. Os jogos para o celular são uma alternativa interessante, já que eles geralmente são bem mais baratos e você pode se divertir aonde quer que esteja.

O problema é que nem sempre é possível jogar exatamente o que você quer, já que muitos games estão disponíveis apenas para consoles ou computadores. Quem gosta de jogos antigos, no entanto, pode contar com uma ajuda extra para reviver os clássicos sem precisar tirar o velho Nintendo 64 da caixa.

Confira essa lista com alguns aplicativos para o Android que emulam alguns dos mais famosos consoles antigos e mate a saudade dos joguinhos que fizeram parte da sua infância. Além dos aparelhos de video game, esse tipo de app consegue emular também os arcades mais famosos para fazer com que você volte no tempo com estilo!

Happy Chick (Grátis)

Este aplicativo é gratuito e possui uma lista de emuladores que você pode baixar para jogar os seus games antigos preferidos no celular. É possível procurar por game ou console, sendo que ele possui uma grande quantidade de opções de entretenimento para quem curtia games de video games de várias marcas — o programa possui itens de GBA, Arcade, SNES, NES, PS1, entre outros.

Lista de consoles e jogos disponíveis (Fonte da imagem: Divulgação)

A vantagem do Happy Chick é que você pode fazer tudo dentro do próprio aparelho, encontrando a ROM certa para o que for preciso. Desta forma, não é preciso gastar tempo tentando ligar novamente aquele Master System velho na televisão, basta usar esse substituto para o console e se divertir com os games que você já possui.

Em “Home”, você pode ver a lista de joguinhos disponíveis, separada por itens recomendados, recentemente adicionados e mais populares. É possível fazer buscas diretas pelo nome e criar uma biblioteca para acessar rapidamente os seus games. Na aba “Category”, você pode encontrar os títulos separados por tipo (com divisão para plataforma, categoria e tópico), o que é interessante para quem não lembra dos nomes dos jogos, por exemplo.

RetroArch (Grátis)

Este aplicativo conta com uma característica muito interessante: ele possui vários games pré-instalados que foram desenvolvidos por empresas que liberaram o uso livre para o público; ou seja, você pode se divertir sem pagar nada por isso e sem manobras ilegais. Ele, assim como o Happy Chick, possui emuladores diversos para vários consoles e arcades.

Games pré-carregados são livre de direitos autorais e podem ser jogados tranquilamente (Fonte da imagem: Reprodução)

Os games variam entre antigos e até alguns mais novos e são de vários estilos, para qualquer tipo de jogador. Além dos joguinhos que já acompanham o aplicativo, é possível carregar outras ROMs e o desenvolvedor promete novos recursos em breve, como a possibilidade de assistir filmes e até a portabilidade de apps entre diversas plataformas.

FPse For Android (R$ 9,28)

Se você procura um emulador para rodar os seus games do PlayStation 1 no celular, o FPSE é um dos mais completos aplicativos com essa função. Este programa se diferencia por ser muito rápido, ter alta compatibilidade com aparelhos, boa emulação de sons e permitir um controle fácil por meio da tela do smartphone.

Jogos do PlayStation 1 para o Android (Fonte da imagem: Reprodução)

Ele permite que você tenha praticamente tudo da experiência de jogo com o PlayStation 1 usando um celular ou tablet e é até possível se divertir em modo multiplayer com amigos que estiverem usando os seus gadgets para abrir o mesmo jogo que você. Ou seja, além de reviver os melhores games da primeira geração do console da Sony, é possível se juntar com os amigos para tardes de jogatina em grupo.

MAME4droid (Grátis)

Se você curtia ir nos shoppings passar a tarde se divertindo nas máquinas de jogos e fliperamas com os seus amigos, pode contar com este aplicativo para trazer essa experiência para o seu telefone. O MAME4droid é um emulador de arcades que traz games dos anos 70, 80, 90 e até o início dos anos 2000. Se você colocar o aparelho na vertical, pode jogar com um controle que imita até a aparência dessas máquinas.

Emulador de joguinhos de fliperama para o Android (Fonte da imagem: Reprodução)

Os controles são na própria dela, mas alguns aparelhos possuem entradas que facilitam o uso de acessórios especiais para esse tipo de jogo. Transforme a sua tablet ou celular em um fliperama e mate a saudade de diversos games de luta, desafios de pinball, joguinhos de corrida e aventura e muito mais sem pagar nada.

DraStic (R$ 14,58)

Este emulador é especial para quem é fã de joguinhos do Nintendo DS, o primeiro console portátil da empresa. Ele traz para o celular ou tablet a possibilidade de se divertir com os seus games favoritos dessa plataforma e é bem fácil de usar. Para aproveitar a brincadeira, no entanto, é preciso pagar quase 15 reais ao comprar o simulador.

Traga para o telefone os seus joguinhos preferidos do Nintendo DS (Fonte da imagem: Reprodução)

Ele permite que você posicione e configure o tamanho das duas telas do DS, transformando o seu gadget de maneira personalizada. Não é possível jogar em modo multiplayer, no entanto, além de que ele não conta com nenhum game pré-instalado. Se você já possui os joguinhos do DS, pode fazer um backup pessoal deles e pode carregar as ROMs no DraStic. Este emulador é compatível com controles físicos, mas possui a opção de toques na tela também.

Snes9x EX+ (Grátis)

Fãs do Super Nintendo (Snes), podem comemorar!  O Snes9x EX+ é um emulador completo com o qual você vai reviver este que é um dos consoles mais famosos de todos os tempos. No menu principal, basta tocar em “Load Game” para visualizar os arquivos do cartão de memória do seu gadget, procurar por uma ROM e começar a jogatina.

Os seus games preferidos do Snes podem ser abertos no Android com este emulador (Fonte da imagem: Reprodução)

Assim como em outros programas do gênero, você pode salvar o status da sua jogatina em até dez slots. Para mudar isso, toque em “State Slot(0)” e escolha a opção desejada. Ele suporta controles usando um teclado Bluetooth e permite que você joque com os seus amigos através de uma conexão também Bluetooth, se eles estiverem usando o mesmo emulador no aparelho.

Mobile Gameboy (Grátis)

Outro console portátil que fez um sucesso imenso na sua época foi o Gameboy, que conquistou legiões de fãs e consumidores nos anos 80 e 90, principalmente. Se você tinha um desses aparelhos e quer resgatar a nostalgia de jogar os seus games favoritos nele, pode usar este emulador, que já conta com alguns títulos pré-carregados.

Saudade do Gameboy? Carregue joguinhos deste console usando um emulador (Fonte da imagem: Reprodução)

Abrir ROMs diversas nele é muito fácil e os controles na tela imitam com precisão o que era encontrado no console portátil original. Este aplicativo é bastante simples, não sendo possível jogar com os amigos em modo multiplayer, por exemplo, mas ele é gratuito e permite que você salve todos os jogos em andamento no cartão SD.

Reicast (Grátis)

Saudades de jogar em um Dreamcast? Este console foi o último a ser fabricado pela Sega antes da empresa fechar as portas e possui várias opções interessantes de joguinhos que, com este emulador, podem ser rodados na tela do seu celular ou tablet com Android. É necessário instalar arquivos do console original para que o emulador funcione, mas esses itens são facilmente encontrados.

Jogue Sonic e vários outros jogos do Dreamcast no seu Android (Fonte da imagem: Reprodução)

Alguns jogos clássicos, como Sonic Adventure 2, vêm pré-carregados neste console e você pode jogar os seus games preferidos da Sega usando ROMs. Os controles na tela são translúcidos, permitindo que você jogue sem perder nada de importante no jogo. Ainda falta amadurecer alguns detalhes, como a renderização de algumas partes dos jogos, mas ele funciona bem e é uma opção válida para quem tem saudades do Dreamcast.

 

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.