Rede social fiscaliza calçadas de cidades-sede da Copa do Mundo

Imagem de: Rede social fiscaliza calçadas de cidades-sede da Copa do Mundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Colab.re)

Uma rede social desenvolvida no Brasil com foco em cidadania vai ficar de olho na situação das calçadas das cidades que serão sede de jogos da Copa do Mundo de 2014. Trata-se da Colab.re, uma ferramenta que surgiu no ano passado em parceria com o site Catraca Livre.

Formado por apps para Android ou iOS e um site oficial, o projeto é um incentivo à participação popular. Por meio de fotos, textos e um sistema de localização, qualquer pessoa que baixou o serviço pode avaliar a situação do piso público de um local na cidade. É possível dizer que a situação da rua é boa, que há buracos na rua ou lixo empilhado, por exemplo, e deixar o comentário em um mapa virtual.

Após reunir uma série de denúncias, os dados serão enviados pelo Colab.re para prefeituras ou órgãos públicos resposáveis, que terão informações concretas e pressão popular adicional para consertar as calçadas dessas cidades-sede, que receberão milhares de turistas a partir de junho deste ano – sem contar os próprios moradores, claro.

Até agora, são 30 mil pessoas cadastradas e compartilhando conteúdo na rede social. O projeto de envio de dados aos órgãos públicos já foi sugerido ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Os demais municípios que sediarão jogos do torneio (Recife, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Fortaleza, Natal, Manaus e Cuiabá) serão os próximos da lista.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.