Reta final: todos os novos rumores sobre o Samsung Galaxy S5

Imagem de: Reta final: todos os novos rumores sobre o Samsung Galaxy S5

Mais um conceito especulando a possível aparência do novo top de linha (Fonte da imagem: Reprodução/AbertoAtéaMadrugada)

Quando um grande lançamento de uma empresa do setor mobile está para acontecer, a internet borbulha com especulações de analistas, rumores e “vazamentos” de informações por todos os lados. Não poderia ser diferente com a Samsung e seu aguardado Galaxy S5, aparelho para o qual a empresa confirmou o lançamento entre março e abril deste ano. Mas as informações concretas acabam por aí e o resto é rumor e especulação.

Os mais recentes são do famoso @evleaks, que publicou em seu perfil no Twitter duas APKs supostamente provenientes da ROM do GS5. Um dos arquivos é referente a um leitor de impressões digitais e o outro é relacionado ao display, algo a ver com uma resolução WQHD, mais conhecida como 2K.

Essa possibilidade da tela 2K, entretanto, já tinha sido descartada por rumores anteriores, que mencionavam uma tela 1080p, mas novamente ressurge. No fim das contas, não dá para saber qual das duas informações é menos falsa. Sobre o APK do leitor de digitais, um arquivo com nome semelhante tinha vazado antes do lançamento do Galaxy Note 3, sendo atribuído a ele. O phablet acabou sendo lançado sem qualquer sensor biométrico.

Íris ou impressões digitais?

Falando em biometria, um dos principais pontos explorados por rumores no possível Galaxy S5 é a sua suposta capacidade de identificar os usuários a partir de algum sensor do tipo. Um executivo da Samsung chegou a comentar que o leitor de íris era uma tecnologia empolgante e que a fabricante realmente estudava utilizar tal sistema. Contudo, algumas previsões mais recentes comentam que a coreana decidiu mesmo ir pelo caminho mais tradicional e acabou adotando o leitor de digitais, algo que Apple e HTC já colocaram no mercado de smartphones.

No geral, a própria possibilidade de um sistema de identificação biométrica, além do reconhecimento de face tradicional do Android, está sendo questionada ultimamente pelos propagadores de rumores. Assim, não podemos ter certeza também se a coreana resolveu ou não partir para o jogo da biometria de qualquer maneira.

Chega de TouchWiz

Novos rumores também comentam sobre uma nova interface para o Android da Samsung. Não se sabe, entretanto, se ela deve seguir o padrão inaugurado pelos novos Galaxy Tab Pro ou se teremos apenas alguma reformulação no já muito criticado TouchWiz. A Google até chegou a pressionar a coreana para minimizar as modificações na interface do Android. Hoje, inclusive, um suposto app funcional do GS5 vazou na web. Ele se chama Samsung Life Times e serve basicamente como um diário automático para o usuário, agrupando fotos, vídeos e outros conteúdos produzidos no smartphone diariamente.

Será que a Samsung vai finalmente reformular a interface? (Fonte da imagem: Reprodução/@evleaks)

Desmentidos

Desde o lançamento do atual Galaxy S4, vem se falando no sucessor do aparelho. Dessa maneira, nesse quase um ano muita água já rolou por baixo da ponte dos rumores e alguns deles até se desprenderam das margens, sendo descartados de vez como possibilidades para o novo dispositivo da Samsung.

A presença de uma tela curva no Galaxy S5 era um boato antigo sobre o aparelho que acabou sendo abandonado. Acreditava-se que a coreana trabalhava em um aparelho nesse formato, mas ele acabou se concretizando como Galaxy Round, uma espécie de protótipo comercial da Samsung para testar a receptividade das telas curvas.

Chegou a se falar também que a fabricante começou a produzir telas com resolução 2K (2560x1440) de 5,25’’, o que casava com o tamanho esperado para o display do GS5. Não se sabe o que aconteceu de fato, já que mais recentemente se fala em uma tela Full HD tradicional para o aparelho.

A tecnologia de carregamento de baterias por indução magnética chegou a ser cogitada como uma das novidades para o GS5. A Samsung estaria trabalhando em um modelo para carregar os aparelhos sem a necessidade de cabos ou ainda de manter o dispositivo sobre uma base especial, como acontece atualmente com smartphones de outras marcas que contam com carregamento wireless. Mais tarde, esse rumor foi desmentido, sendo alegado na época que a coreana desistiu de incluir a tecnologia no Galaxy S5 pelo fato de ela ainda não estar plenamente funcionando.

Outro detalhe bastante esperado para o GS5 era uma carcaça de metal. Essa informação foi tida como certa antes de praticamente todos os lançamentos da linha S, mas nunca chegou a se concretizar. Por conta disso e por falta de comprovação posterior, um Galaxy S5 com corpo em metal acabou sendo desacreditado também. Mais tarde se falou em uma carcaça híbrida, de plástico nas bordas e metal na tampa traseira. Isso ainda permanece um mistério.

Nada de carcaça de metal para o S5 (Fonte da imagem: Reprodução/PhoneArena)

O que parece promissor

Há rumores sobre a presença da nova geração de processadores Exynos, da própria Samsung no seu novo top de linha. Ele contaria com arquitetura 64 bits, podendo ser um octa-core real, mantendo todos os núcleos funcionando ao mesmo tempo. Para bater de frente com essa informação, acredita-se que a coreana vá mesmo continuar com os chips da Qualcomm neste ano, utilizando os quad-core Snapdragon 805.

Essa última opção parece especialmente promissora, já se trata de um chip com 40% a mais de desempenho gráfico, em relação ao Snapdragon 800, e por ainda ter uma data de chegada ao consumidor muito próxima do que se espera para o Galaxy S5.

Algumas especificações técnicas básicas ainda permanecem esperadas para o novo top de linha da empresa, mas tudo não parece passar de evolução natural de hardware que a Samsung costuma empreender. Confira algumas:

  • Tela: Super AMOLED ou LCD Full HD
  • Processador: Exynos 6 octa-core 64 bits ou Snapdragon 800/805
  • RAM: 3 GB
  • Câmera: 16 MP ISOCELL – traseira
  • Bateria: 4 mil mAh
  • SO: Android 4.4 KitKat de fábrica

Há poucos dias também surgiram diversos números de série registrados pela Samsung recentemente que devem representar as versões do Galaxy S5 ao redor do mundo. Com isso, a empresa teria pequenas diferenças no seu modelo-padrão para se adaptar a particularidades de redes de celular e legislações de diferentes países. Nada mais natural.

No geral, o que se espera dos top de linha da Samsung é que sempre sejam os melhores smartphones Android do mercado da atualidade, pelo menos no papel. Por isso, as expectativas são sempre tão altas e alimentam tantos rumores, por vezes mirabolantes, que acabam deixando todo mundo meio zonzo.

Mesmo com isso, não podemos deixar de imaginar como será esse aparelho nem parar de especular sua data de lançamento mundial e no Brasil, além de, como tantos gostam, calcular os preços astronômicos que ele poderá apresentar por aqui. De qualquer forma, é melhor se ater aos detalhes oficiais da Samsung sobre a janela de lançamento, que deve ser mesmo entre março e abril. Ou seja, logo teremos o bendito em “carne e osso” para rechaçar as informações falsas e comemorar as verdadeiras.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.