Camisa fabricada com nanofibras é capaz de monitorar sinais vitais [vídeo]

Imagem de: Camisa fabricada com nanofibras é capaz de monitorar sinais vitais [vídeo]

É possível lavar o tecido após uma intensa corrida? Não se sabe. (Fonte da imagem: Reprodução/Engadget)

Uma parceria entre a fabricante de tecidos Toray e a empresa de telefonia NTT DoCoMo possibilitou a criação do material “hitoe”, têxtil fabricado a partir de nanofibras cobertas com resina de alta condutividade elétrica. O tecido permitiu a confecção de uma camisa capaz de medir os sinais vitais de quem a veste – conforme se pode ver no vídeo abaixo.

A intenção de ambas as empresas é explorar as possibilidades que essa tecnologia fornece ao combinar aplicativos de celular a peças variadas de roupas. De acordo com a indústria têxtil Torai, o lançamento de hitoe é uma resposta ao “crescente interesse entre os japoneses sobre assuntos relacionados à saúde e à melhoria de qualidade de vida”.

Mas como o tecido fabricado à base de nanofibras se comporta quando comparado a panos normais? Mais detalhes quanto ao hitoe não foram até o momento divulgados – não se sabe se é possível lavá-lo, por exemplo. Quais tipos de peças deverão chegar a quais mercados também são informações ainda não liberadas pela Toray.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.