Provedores holandeses suspendem bloqueio ao Pirate Bay

Imagem de: Provedores holandeses suspendem bloqueio ao Pirate Bay

(Fonte da imagem: Reprodução/Ars Technica)

Um dos primeiros países do mundo a exigir que provedores de acesso bloqueiem o acesso a sites que disponibilizam conteúdos piratas, a Holanda decidiu abandonar as restrições impostas ao Pirate Bay. Uma corte em Haia determinou que a decisão do país se mostrou ineficaz em coibir o tráfego de comunicações P2P e permitiu que os provedores XS4ALL e Ziggo liberassem o acesso ao serviço.

Segundo um representante do XS4ALL, o bloqueio já foi retirado, porém ainda vai demorar certo tempo até que as mudanças de DNS surtam o efeito desejado em toda a rede. “A decisão é boa para os cidadãos holandeses, boa para a internet e boa para os provedores, que podem continuar desempenhando seus papéis de forma neutra”, afirmou o porta-voz da empresa, Niels Huijbregts, em um pronunciamento oficial.

O julgamento marca um sucesso para os provedores holandeses, que foram instruídos em 2012 a bloquear o acesso ao Pirate Bay. Iniciado pelo grupo antipirataria BREIN, o processo inicial foi considerado uma vitória pelos defensores dos direitos de propriedade intelectual, que conseguiram estabelecer restrições semelhantes no Reino Unido.

Diante da decisão em Haia, o BREIN terá de pagar 326 mil euros em danos aos fornecedores de banda larga afetados pela decisão. Vale notar que nem todas as empresas holandesas do ramo foram afetadas pela decisão, o que significa que organizações como a UPC e a KPN devem continuar bloqueando o acesso ao site de torrents, embora se espere que isso seja revertido em questão de pouco tempo.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.