Ford lança recurso de comandos de voz para apps em carros na América Latina

Imagem de: Ford lança recurso de comandos de voz para apps em carros na América Latina

(Fonte da imagem: Leonardo Rocha/Tecmundo)

Durante coletiva de impresa realizada nesta terça-feira (28) na Campus Party, a Ford anunciou a chegada à América Latina do seu recurso que permite o controle de aplicativos para smartphones a partir de comandos de voz dentro dos carros da empresa, chamado AppLink. A novidade deve chegar até o final deste ano a todos os veículos em plataforma global da empresa que tenham o sistema SYNC, presente nos modelos a partir do ano 2010.

Para usar o AppLink em um carro que conte com o recurso, basta ligar seu aparelho ao sistema por meio de uma conexão sem fio, apertar um botão no volante e ditar um comando para abrir um dos aplicativos compatíveis que você tenha instalado no seu celular. Entre os softwares já disponíveis para os usuários do recurso em países onde ele já está em uso estão os famosos Napster e Glympse, por exemplo.

A marca conta com um catálogo de apps que, uma vez instalado no seu dispositivo movido a iOS ou Android, exibe uma lista com todos os programas presentes no iTunes e na Google Play Store que têm suporte ao AppLink. Até o momento, a versão brasileira do App Catalog conta com três aplicativos compatíveis com o recurso, mas a Ford ressalta que mais softwares serão disponibilizados antes que a ferramenta de comandos de voz chegue aos veículos do Brasil.

Olhos na estrada

(Fonte da imagem: Leonardo Rocha/Tecmundo)

Desenvolvedores interessados em adaptar seus aplicativos para que se tornem compatíveis com o AppLink podem se inscrever no site Ford Developer (clique aqui). Os participantes aprovados vão receber um kit de desenvolvimento e o suporte necessário por parte da Ford. As versões finais dos softwares alterados serão submetidos a uma bateria de testes e, uma vez que passem por rigorosos exames, passarão a constar no App Catalog da empresa.

Para o diretor global de soluções de conectividade da Ford, Doug VanDagens, o foco nos comandos por voz é uam questão de segurança para os motoristas, já que 75% dos participantes de uma pesquisa realizada admitiram manuzear seus smartphones dentro de seus carros. "Queremos ajudar a manter a atenção deles aonde importa, com as mãos no volante e os olhos na estrada", disse.

Por enquanto, o AppLink está disponível apenas para programas para iOS e Android. Segundo Scott Burnell, o chefe do Programa de Desenvolvedores da Ford, a empresa está estudando a inclusão de outros sistemas operacionais móveis, como Windows Phone e BlackBerry 10, mas não há planos concretos de inclusão dessas plataformas até o momento.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.