Android: como compartilhar o APK de um app instalado em seu dispositivo

Imagem de: Android: como compartilhar o APK de um app instalado em seu dispositivo

Transmitindo APKs facilmente (Fonte da imagem: iStock)

Quando você quer instalar um aplicativo em vários aparelhos com Android, atualmente a operação é bem simples, sendo necessário apenas consultar o seu setor de aplicativos na Google Play Store. No entanto, se você deseja passar um programa específico para um amigo, o processo é um pouco mais longo, envolvendo inclusive buscas na loja de apps da Google.

Além disso, se você quiser transmitir o arquivo APK diretamente, o trabalho pode ser ainda maior, envolvendo a instalação de um programa para extrair esse arquivo dos seus apps instalados. Porém, há um programa chamado MyAppSharer que pode facilitar muito o processo.

Pré-requisitos:

  • MyAppSharer instalado no seu Android.

Baixar MyAppSharer

Compartilhando facilmente

Como já citado, o MyAppSharer é um aplicativo que tem como função ajudar você a compartilhar um arquivo APK ou o link correspondente a um aplicativo que você possua instalado no seu Android.  O programa é bem leve e pode ser utilizado em dispositivos mais modestos sem qualquer tipo de problema.

No entanto, vale apenas reforçar que as opções de compartilhamento disponíveis variam conforme os aplicativos de comunicação que você tenha instalados no seu Android.

Mãos à obra

Logo ao abrir o aplicativo, você pode perceber que ele adota um modelo de interface bem simples e muito intuitivo. Para utilizá-lo, primeiro você deve indicar se deseja compartilhar um link ou um APK, marcando a alternativa correspondente na parte superior da tela.

Escolhendo entre um link e um APK (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, escolha o programa a ser enviado na lista exibida, lembrando que é possível marcar mais do que uma opção. Caso você possua muitas aplicações instaladas, pode utilizar o mecanismo de busca para ajudá-lo a localizar um item mais rapidamente. Da mesma forma, se você quiser marcar todos os itens, há uma opção no programa para tal.

Busca e seleção geral (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Escolhido o programa, pressione o botão “Share” e escolha o meio desejado. As opções variam para links e APKs, sendo que na primeira alternativa estarão disponíveis redes sociais e, na segunda, programas de comunicação e Bluetooth, por exemplo. Em seguida, basta completar o procedimento, que varia conforme o serviço escolhido. No exemplo abaixo, escolhemos o Gmail para enviar um APK.

Compartilhando (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora você conhece uma maneira fácil de transmitir um APK para um amigo. Caso você opte pelo procedimento de envio de um link, o conteúdo será o endereço da aplicação na Google Play.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.