Watchmen estreará na HBO no próximo dia 20 e trará a sequência de uma das HQs mais importantes de todos os tempos. Criada por Alan Moore e com arte de Dave Gibbons (e colorida por John Higgins), a história tem elementos de narrativa noir, oferece uma nova abordagem para a Guerra Fria e a Guerra do Vietnã e toca em temas sensíveis, como solidão, estupro e outros tipos de violência, assuntos que não eram normalmente vistos em quadrinhos.

O legado da HQ pode ser sentido até hoje não apenas pela influência estética mas também, e principalmente, pelo modo como o formato passou a ser encarado como um entretenimento adulto. Watchmen foi colocada na lista dos 100 melhores romances eleitos pela revista Time, sendo a única história em quadrinhos a compor a lista (você pode conferir a seleção completa clicando aqui).

A HQ ganhou uma adaptação para o cinema em 2009, com direção de Zack Snyder, porém a série da HBO mostrará a sequência da obra original, com um fim diferente do filme. Para se preparar para o que vem por aí, conheça algumas das principais características dessa graphic novel que devem aparecer na série.

Atenção! O texto a seguir contém spoilers da HQ e do filme Watchmen.

Personagens

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Os vigilantes da HQ não têm um nome oficial. Referências ao termo Watchmen aparecem em algumas páginas, mas eles nunca são tratados diretamente por esse nome. O grupo é composto por Rorschach, que narra a principal parte da história e é o único que não aceita se aposentar; Comediante, um veterano da Guerra do Vietnã e uma pessoa que não tem um filtro moral, matando e estuprando sem qualquer remorso; Espectral, a única mulher do grupo e filha de uma vigilante aposentada; Doutor Manhattan, um físico que, após um acidente em seu laboratório, torna-se onisciente, onipotente e, a sua própria maneira, onipresente; Coruja, um inventor que assumiu o nome de um vigilante do passado; e, por fim, Ozymandias, um dos homens mais inteligentes do planeta.

Enredo

(Fonte: Torre de Vigilância/Reprodução)

A história se passa em 1985 e acompanha o grupo de vigilantes em uma versão alternativa dos Estados Unidos, que ganhou a Guerra do Vietnã graças à ajuda do Doutor Manhattan. Rorschach está investigando a morte do Comediante por acreditar que alguém está querendo matar os antigos mascarados. Ele vai atrás dos companheiros para alertá-los e acaba se vendo no meio de uma grande conspiração iniciada por Ozymandias. Em alguns momentos são mostrados flashbacks dos personagens para dar mais profundidade à história.

Plot twist

(Fonte: Torre de Vigilância/Reprodução)

Toda a investigação de Rorschach o faz perceber que quem matou o Comediante foi Ozymandias. Ele criou um monstro que ataca Manhattan, destruindo boa parte da cidade e matando milhões de pessoas. O objetivo era fazer com que Estados Unidos e União Soviética dessem um fim à Guerra Fria e se unissem contra um inimigo maior (no filme, Ozymandias faz parecer que o Doutor Manhattan causou uma explosão nuclear). Como o Comediante descobre o plano, Ozymandias decide matá-lo para não deixar pistas.

Esse objetivo é revelado na última edição da HQ, quando todos os vigilantes são informados que o monstro já atacou a cidade e não há nada mais que eles possam fazer. Rorschach diz que não pode aceitar e que revelará ao mundo o que Ozymandias fez, mas Doutor Manhattan o desintegra, pois o mais importante é a paz mundial. Watchmen termina com o diário do Rorschach sendo entregue a um jornal para que tudo o que aconteceu seja revelado. A série da HBO deverá mostrar as consequências disso.

Contos do Cargueiro Negro

(Fonte: IMDb/Reprodução)

Enquanto a história é contada, Alan Moore insere uma narrativa paralela, com um garoto que está lendo uma história em quadrinhos do Cargueiro Negro. Essa trama aparece apenas em algumas edições e serve como uma analogia à própria história principal. Em Contos do Cargueiro Negro, um jovem decide retornar à sua cidade natal para alertar seus conterrâneos que o misterioso navio fantasma conhecido como Cargueiro Negro está indo atacar o local.

A história envolve Ozymandias e Rorschach. Nos trailers divulgados pela HBO, é possível ver algumas referências ao Cargueiro Negro, o que sugere que ele terá relação na trama principal.

***

Watchmen mudou para sempre como as histórias em quadrinhos eram feitas e consumidas. Dois anos após o seu lançamento, Neil Gaiman começou a publicar Sandman, já mostrando o impacto que a obra de Moore deixou. Desde então, passou a ser cada vez mais comum as HQs abordarem temas mais pesados e complexos, explorando outros nichos e com ideias cada vez mais bem elaboradas.

A matéria "Watchmen: tudo o que você precisa saber antes de assistir à série" foi escrita por Robinson Samulak Alves via nexperts para o TecMundo, um site da empresa NZN assim como o Minha Série.