Quanto espaço livre cada smartphone high-end tem de verdade?

Imagem de: Quanto espaço livre cada smartphone high-end tem de verdade?

(Fonte da imagem: Reprodução/Which)

Então você gastou seu suado dinheirinho para comprar aquele smartphone top de linha e resolveu ocupar todos os seus 16 GB de memória de armazenamento com músicas, vídeos, apps e jogos favoritos. Algumas canções e uma trilogia de O Senhor dos Anéis em HD depois, você descobre que seu espaço acabou bem antes do que você esperava. O que aconteceu com o espaço prometido? Bom, ninguém falou que ele estaria totalmente livre.

Na realidade, todo celular precisa sacrificar um pouco de sua memória interna para acomodar o sistema operacional, de forma que nenhum aparelho traz de fato os 8, 16 ou 32 GB de memória prometidos na venda. Ainda assim, também é verdade que muitos fabricantes pioram ainda mais a situação ao acrescentarem na sua instalação apps, skins e os infames “engordawares”.

Tentando esclarecer de uma vez por todas qual dos atuais smartphones high-end vem com o maior (e também o menor) espaço de armazenamento ocupado, o blog Which analisou oito dos modelos top de linha das principais competidoras no mercado de celulares inteligentes. Os escolhidos foram os iPhones 5C e 5S da Apple, o Nexus 5 da Google, o Galaxy S4 da Samsung, o Xperia Z1 da Sony, o One Mini da HTC, o G2 da LG e o Z30 da BlackBerry.

Resultados

(Fonte da imagem: Reprodução/Which)

O primeiro lugar entre os aparelhos que oferecem mais espaço livre dos 16 GB prometidos aos seus usuários está o iPhone “de baixo custo”, o 5C, deixando desocupados 12,6 GB (79%) da sua memória. O Nexus 5 vem logo em seguida, rodando a versão pura do Android e com 12,28 GB (77%) de armazenamento utilizável. A medalha de bronze fica com o modelo 5S do smartphone da Apple, oferecendo 12,26 GB (76%) de memória para uso.

Na sequência estão o Xperia Z1, com 11,43 GB livres, o Z30, com 11,20 GB, o One Mini, com 10,44 e o G2, com 10,37 GB. O último lugar da lista ficou com o Galaxy S4, que oferece apenas 8,56 GB (54%) de sua memória interna para uso. Boa parte do espaço tomado no dispositivo da Samsung se deve à sua interface para o Android, o TouchWiz, e a recursos que soam atrativos, mas que na prática acabam consumindo muita bateria e espaço, como o rastreamento de olhos que pausa os vídeos quando você olha em outra direção.

Mas antes que você saia correndo para comprar um dos três aparelhos do topo da lista, vale ressaltar que nenhum deles conta com entradas para cartões de memória. Assim, ainda que contem com mais espaço livre em seu armazenamento interno, não é possível expandir seu espaço usando um simples cartão micro SD. Comparativamente, é possível incrementar a memória de um S4 em até 64 GB e a Samsung permite que apps sejam instalados no cartão.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.