Internet mais rápida do mundo apresenta conexão de 1,4 Tbps

Imagem de: Internet mais rápida do mundo apresenta conexão de 1,4 Tbps

A BT Tower, em Londres. (Fonte da imagem: Reprodução/Independent)

Ao assinar um contrato para requisitar serviços de banda larga, é normal que você confira a velocidade de conexão — e, quanto maior, melhor é para o cliente. Além disso, novos projetos e tecnologias estão surgindo para colocar este parâmetro em novos níveis, como é o caso do Google Fiber, que promete uma internet de 1 Gbps.

Contudo, esta iniciativa da gigante de Mountain View acaba perdendo para algo que pesquisadores franceses (de companhias privadas) e ingleses conseguiram criar. Nós estamos falando de uma conexão que alcança a marca de 1,4 Tbps — ou seja: praticamente mil vezes mais rápida que o Fiber da Google, o que é uma diferença muito marcante.

Juntando tudo em um só

De acordo com as informações divulgadas sobre o assunto, essa velocidade só foi alcançada por conta de um novo tipo de protocolo, chamado de Flexgrid. Com ele, é possível utilizar mais de um sinal em um mesmo cabo, fazendo com que eles se sobreponham e formem apenas uma fonte de internet, por assim dizer.

Por conta disso, quando sete canais de 200 Gbps forem usados ao mesmo tempo, é possível criar a super-velocidade de 1,4 Tbps. Isso já acontece dentro da Inglaterra, sendo que essa conexão é mantida entre a BT Tower em Londres para um campo de pesquisas em Suffolk (condado inglês), resultando em uma distância de um pouco mais de 410 quilômetros.

Possibilidades bem interessantes...

Sendo assim, os pesquisadores conseguiram estabelecer uma conexão de internet com velocidade brutal sem precisar de um hardware completamente novo, “apenas” com a criação de um protocolo. E isso é algo bastante interessante, pois, em teoria, ele é capaz de trabalhar com fibra óptica e diferentes tecnologias.

Contudo, o projeto dos pesquisadores europeus ainda está em desenvolvimento — e os resultados, assim como você deve ter imaginado, são positivos. Desse modo, em um futuro não tão distante assim, talvez seja possível contar com uma transferência de dados de 1,4 Tbps. E, quando isso for uma realidade, vai ser possível carregar 38 filmes 3D em 4K em apenas um segundo e realizar diferentes tarefas em um tempo absurdamente curto.

Seria bacana, não é?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.