Atenção! O texto contém spoilers sobre o episódio 4x10 de Preacher, o último episódio da série.

Depois de quatro temporadas no ar, a adaptação dos quadrinhos de Preacher chegou ao fim, com o episódio "End of the World". Por isso, preparamos um resumo com o que aconteceu na conclusão da série.

Preacher: saiba tudo sobre o episódio final da série (Spoilers)

Impedindo o Apocalipse

O episódio começa com os preparativos para o final do show do Apocalipse. Nele, vemos Humperdoo, preocupado com sua apresentação que culminaria no fim da humanidade. Deus conversa com ele e Cassidy, comentando como ele poderia acabar com o mundo sozinho, mas que o show era necessário. Ainda, vemos um diálogo entre Featherstone e Tulipa, onde Featherstone tenta se matar, mas falha. Depois, ela parte para confrontar Herr Starr.

Durante a discussão entre os dois, ele oferece uma vida juntos, mas era tudo uma distração para conseguir atirar nela antes que ela o matasse. A série então corta para uma briga entre Cassidy e Tulipa, decidindo se matariam ou não Humperdoo para salvar a humanidade. Cassidy então finalmente concorda com Tulipa e atira em Humperdoo, impedindo o apocalipse.

Preacher: saiba tudo sobre o episódio final da série (Spoilers)

O Santo dos Assassinos finalmente consegue chegar até Jesse, mas os pais de Gênesis tentam evitar a morte do próprio filho. Eles perdem a luta contra o Santo, que, ao partir para matar Jesse, é indagado se só a morte dele será o suficiente. Desesperado ao ver que Humperdoo não aparecia, Deus vai atrás de Jesus, que estava lutando contra Hitler e finalmente o mata enforcado.

Quando Deus pede para que seu filho se torne o messias, ele recusa; e isso faz com que Deus fuja. Ao verem que o Apocalipse não iria acontecer, os fiéis ficam revoltados, e em um hospital, um médico oferece a Eugene ajuda para cometer suicídio. Ele rejeita a ajuda e o manda embora. Jesse aparece durante o show do Apocalipse e ordena que os espectadores saiam em busca de Deus.

A série retorna para o Cara de Cu, que está tentando sem muito sucesso cantar uma música na rua. Porém, o personagem resolve aceitar a rebeldia e seus demônios internos e começa a sua jornada para se tornar um astro do punk-rock. Nos quadrinhos, o personagem chega a ser uma estrela do punk.

Na sequência, vemos Cassidy, Jesse e Tulipa no palco do Apocalipse, conversando sobre como eles salvaram o mundo. Mas o papo não dura muito, pois logo acontece um corte temporal para 2 anos no futuro, quando vemos Jesse e Tulipa roubando uma peça de carro no Texas. Depois de saírem sãos e salvos do roubo, os dois vão para os fundos da oficina, e é revelado que eles tiveram uma filha. Mas a felicidade de ambos é interrompida por uma ligação, durante a qual descobrem o paradeiro de Deus.

O Álamo

Jesse vai a San Antonio para finalmente confrontar Deus. Chegando ao local, ele usa o poder de Gênesis para saber se era possível influenciar o Todo-poderoso. Após ambos confirmarem que sim, eles sentam para ter uma conversa franca. Nela, Jesse pergunta se seu pai estava no inferno. Deus então responde que não, por mais que ele rezasse todo dia para que ele estivesse. O Criador explica que ele fez tudo isso como uma prova de amor para Jesse, que usa seus poderes em Deus e diz que sua maior falha é ter uma necessidade doentia por ser amado. Jesse liberta a entidade Gênesis de seu corpo e vai embora.

A série corta rapidamente para Jesus trabalhando como atendente de uma loja de construção, mas depois mostra Klaus Starr jogando golfe com alguns colegas. Dois policais tentam prendê-lo, mas ele os mata e volta à partida. Finalmente, então, Deus aparece de volta aos céus, vendo anjos mortos e o Santo dos Assassinos vivo e esperando por ele. O Santo ainda explica que chegou lá porque Jesse ouviu suas preces e o perdoou no fim da vida. Deus então oferece para ele reviver a família do Santo, mas em vez disso ele acerta uma bala na cabeça do Criador e se senta em seu trono.

Outro corte temporal acontece, e vemos Cassidy e a filha de Jesse encarando a lápide dele e de Tulipa. Ambos conversam sobre como Cassidy nunca chegou a visitar os dois, mas havia ouvido todas as histórias sobre ele. Depois de um tempo de conversa, eles se despedem um do outro, e o vampiro segue seu caminho, andando sob o sol e se queimando por completo.

Este texto foi escrito por Igor de Castro Pontes via nexperts.