7 filmes incríveis sobre tecnologia que você pode não conhecer

Imagem de: 7 filmes incríveis sobre tecnologia que você pode não conhecer

(Fonte da imagem: Reprodução/PlagueHouse)

Hoje em dia, é bem provável que você se lembre de diversos filmes famosos e relativamente recentes sobre tecnologia, não é mesmo? Produções que podem servir de exemplo são “Eu, Robô” e “Minority Report” — e é claro que muitas outras também poderiam ser citadas, já que histórias futuristas e tecnológicas costumam fazer certo sucesso.

Acontece que há muitos filmes sobre tecnologia (que se passam ou não no futuro) que não são tão conhecidos assim — alguns deles não contam com tanta fama atualmente por conta da sua idade. E essas características não fazem com que as produções sejam menos interessantes, sendo que elas mostram uma perspectiva um tanto quanto diferente em relação à tecnologia.

Pensando nisso, nós do Tecmundo preparamos uma lista com filmes “tecnológicos” que talvez você não conheça. Eles são antigos e/ou pouco divulgados, além de serem voltados para o público interessado em aparelhos eletrônicos e novidades desse gênero. Portanto, se você quiser aprender um pouco mais sobre essas histórias, continue lendo este artigo!

1. "The Wizard – O Gênio do Video Game"

(Fonte da imagem: Reprodução/backtotheeighties)

O primeiro filme da nossa lista é "The Wizard – O Gênio do Video Game", de 1989. O enredo conta a história de dois meios-irmãos (Jimmy e Corey) que fogem de casa para que o caçula não seja internado por conta do trauma de ver sua irmã gêmea morrendo. No meio do caminho, eles descobrem que o pequeno rapaz é um prodígio do video game e partem em uma aventura, em direção a um campeonato.

O filme foi feito em parceria com a Nintendo, de maneira que muitos jogos famosos na época aparecem durante a história, assim como o antigo NES. Por conta disso, muita gente critica a produção por ela ser como uma grande propaganda da companhia japonesa.

2. "War Games"

(Fonte da imagem: Reprodução/Collider)

Em 1983, "War Games" — ou “Jogos de Guerra”, no Brasil — chegou aos cinemas. Na história, Matthew Broderick (de “Curtindo a Vida Adoidado”) é um adolescente com uma habilidade inquestionável com o computador. No entanto, ele acaba se conectando ao sistema do Departamento de Defesa dos EUA e dando algumas ordens sem querer, o que poderia resultar na terceira Guerra Mundial. Arriscado, não é?

3. "Brazil"

(Fonte da imagem: Reprodução/PlagueHouse)

"Brazil" é uma produção britânica de 1985 que mostra uma espécie de anti-herói chamado Sam Lowry (encarnado por Jonathan Pryce). A história se passa em um futuro não muito distante, sendo que toda a sociedade é controlada por computadores e as pessoas são obrigadas a pagar por qualquer coisa que queiram ou não fazer. No meio dessa realidade toda programada, há um local para o qual as pessoas gostariam de fugir, chamado de Brazil.

4. "Ghost in the Shell"

(Fonte da imagem: Reprodução/AnimeVice)

Em 2029, a tecnologia está tão avançada que é possível utilizá-la para “entrar” na cabeça das pessoas e controlá-las — e é exatamente isso o que o hacker Mestre das Marionetes está fazendo para roubar segredos do governo. Por conta disso, policiais fisicamente modificados vão precisar caçar o bandido de qualquer maneira. Achou bacana? Pois é este o enredo da animação japonesa “Ghost in the Shell”, de 1995.

5. "Johnny Mnemonic"

(Fonte da imagem: Reprodução/MovieMansguide)

Baseado em contos de William Gibson, em 1995 foi lançado “Johnny Mnemonic”. Na história, o protagonista, que tem o mesmo nome do filme, conta com um cérebro cibernético que funciona como um HD de 320 GB. O rapaz (Keanu Reeves) trabalha transportando informações confidenciais para grandes corporações, contudo ele acaba topando com a cura para uma grande doença que está se espalhando pelo mundo.

6. "13° Andar"

(Fonte da imagem: Reprodução/Cinegnose)

“13° Andar”, de 1999, conta a história de dois sócios e pesquisadores de tecnologia, chamados Douglas Hall e Janhe Fuller, que vivem no ano de 1937. Eles estão desenvolvendo um mundo simulado em realidade virtual, mas Fuller morre antes de contar novidades para Douglas, que acaba sendo o principal suspeito. Para descobrir a verdade e provar a sua inocência, o rapaz acaba embarcando dentro da sua própria criação.

7. "Woman in the Moon"

Atualmente, praticamente todo mundo sabe que os EUA já mandaram uma missão tripulada para a Lua em 1969 — mesmo que teorias afirmem que isso não tenha acontecido. No entanto, “Woman in the Moon” (1929) mostra uma chegada diferente ao satélite terráqueo, sendo que o objetivo era achar ouro. No entanto, a cobiça acaba dominando toda a tripulação e as coisas acabam indo de mal a pior.

Rodada bônus

Outro filme que também pode ser mencionado nesta lista é “Short Circuit”, que foi produzido em 1986. Ele conta a história de um robô superdesenvolvido para a época, chamado apenas de Número 5, e que estava em posse dos militares dos Estados Unidos. Contudo, a máquina acaba enjoando da sua própria função e foge dos seus criadores.

Como você pode conferir no trailer acima, que não é legendado, o robô acaba indo até a casa de uma garota. O interessante é que, durante o filme inteiro, apenas os braços robóticos usados na produção aparecem, indicando que os produtores talvez não tenham montado um personagem inteiro — mesmo que ele não fosse funcionar de verdade.

....

Depois de ler sobre esses filmes, queremos saber: qual deles chamou a sua atenção? Você conhece mais algum longa-metragem que pode ser adicionado a esta seleção? Deixe as suas respostas na forma de um comentário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.