Como o Baidu Antivirus pode ajudar a proteger seu computador [infográfico]

Patrocinado
Imagem de: Como o Baidu Antivirus pode ajudar a proteger seu computador [infográfico]

Você sabe o que são vírus de computador? Essas pequenas pragas são programas desenvolvidos especialmente para danificar o funcionamento da sua máquina, destruir os seus arquivos ou roubar informações pessoais. Existem diversas categorias, e a maioria deles chega através da internet, por meio do download de arquivos contaminados.

O primeiro vírus conhecido foi o The Creeper, criado em 1971. Ele não chegava a danificar nenhum aplicativo instalado na máquina, apenas exibia uma mensagem na tela da vítima comunicando sua presença.

Evitar esse tipo de problema não é difícil, mas nem sempre conseguimos impedir que esses códigos maliciosos cheguem até nossa máquina. É para resolver esse tipo de problema que existem os antivírus: programas desenvolvidos especialmente para procurar e destruir essas pragas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Baidu Antivirus é um software totalmente gratuito e que possui três motores de detecção diferentes, ou seja, é como se você utilizasse três antivírus de uma só vez. O programa possui ferramentas avançadas e pode detectar a maioria das pragas existentes.

Quer experimentar? Acesse o Baixaki e faça o download gratuitamente.

Quantos vírus de computador existem atualmente?

Devido à natureza mutável dessas pragas, não é possível mensurar com exatidão quantos vírus existem, mas estima-se que o número já ultrapasse os 200 milhões. Entre alguns dos mais conhecidos estão:

  • Jerusalém (1987)
  • Morris (1988)
  • Chernobyl (1998)
  • ILove You (2000)
  • Conficker (2008)

A maioria dos vírus existentes hoje em dia são variações de outras pragas desenvolvidas anteriormente. Alguns deles possuem a capacidade de se autorreplicar, modificando suas propriedades de funcionamento rapidamente para tentar evitar a detecção. É por isso que é necessário manter o antivírus sempre atualizado.

(Fonte da imagem: iStock)

Como o Baidu Antivirus pode ajudar a proteger o meu computador?

O Baidu Antivirus possui diversas ferramentas úteis e descomplicadas para deixar a sua máquina e os seus dados seguros. Ele conta com três métodos de verificação principais, sendo que cada um deles trabalha de um jeito:

  • Verificação Completa: é o modo mais seguro de todos. Serve para analisar todo o conteúdo do seu computador, incluindo todos os discos rígidos e programas instalados na máquina;
  • Verificação Rápida: aqui são analisados apenas locais críticos do computador, como pastas de sistema e Área de trabalho, entre outros. O Baidu recomenda a utilização dessa opção diariamente;
  • Verificação Personalizada: aqui você pode escolher o que deve ser analisado. É possível selecionar discos inteiros ou apenas pastas do seu computador.

Interface simples e descomplicada

Com itens bem organizados, é fácil encontrar as ferramentas de proteção. Além disso, o Baidu Antivirus examina o computador com muita rapidez e não sobrecarrega o sistema.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Tripla proteção

O Baidu Antivirus trabalha com três motores de busca diferentes. Desse modo, é como se você tivesse, ao mesmo tempo, três antivírus instalados em seu computador, um complementando o outro. Assim, se por acaso um motor deixar passar alguma coisa, os outros dois estão prontos para reconhecer o código malicioso.

  • Baidu Antivirus: o mecanismo-padrão do sistema desenvolvido pela própria equipe da Baidu;
  • Baidu Cloud: um sistema de proteção baseado na nuvem para garantir ainda mais segurança;
  • Avira: o motor do Avira garante a eliminação completa das pragas.

Certificações

Atualmente, existem diversos veículos especializados em segurança que oferecem certificações aos softwares antivírus disponíveis no mercado. Um deles é o Virus Bulletin, que concedeu o selo VB100 ao Baidu Antivirus 2014, atestando sua qualidade.

O software também recebeu a certificação OPSWAT, que garante a compatibilidade com diversos outros serviços utilizados em muitos setores. O Baidu Antivirus também está presente no Virus Total, o serviço da Google que escaneia os seus arquivos online.

Proteção total para compras online

Além de garantir a remoção das pragas virtuais, o Baidu Antivirus também possui um sistema de proteção que garante sua segurança na hora de comprar ou acessar bancos pela internet.

A ferramenta contempla a maioria dos bancos e lojas do varejo brasileiro. Dessa forma, você pode ficar tranquilo na hora de comprar os seus produtos online.

O Baidu Antivirus ainda possui uma série de recursos avançados que vão deixar a sua máquina cada vez mais segura e livre de ameaças virtuais. E o melhor de tudo é que ele é e sempre será inteiramente gratuito.

Infográfico publieditorial patrocinado pelo Baidu.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.